Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 810613.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver competências de análise crítica e de auto-aprendizagem. Promover a análise dos factores que potenciam o impacte ambiental no sector da Construção. Enfatizar a importância de sistemas, materiais e processos de construção sustentável na concepção dos projectos, na execução das empreitadas, na manutenção e na demolição de construções.
Programa
1. Introdução. 1.1 O Planeta Terra e os seus recursos naturais (materiais e energéticos). 1.2 Noções elementares de Ecologia. 1.3 O meio modificado pela acção do Homem. 1.4 Enquadramento histórico do desenvolvimento da consciência ambiental. 1.4.1 As revoluções industriais e os seus efeitos sociais e ambientais. 1.4.2. A conferência ONU/72. 1.4.3 O protocolo de Montreal. 1.4.4 A cimeira do Rio 92. 1.4.5 O protocolo de Quioto. 1.4.6 As cimeiras do século XXI. 1.4.7 A Agenda XXI. 2. Desenvolvimento sustentável. 2.1 O relatório Bruntland. 2.2 Conceptualização de desenvolvimento sustentável e de bio capacidade. 2.3 Indicadores de desenvolvimento sustentável. 3. Indústria de Construção Sustentável. 3.1 Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental. 3.2 Indicadores de sustentabilidade. 3.2.1 Energia incorporada (PEC, EIM, Emergy). 3.2.2 Impacto ecológico. 3.2.3 Potencial de reuso e reciclagem. 3.2.4 Toxicidade. 3.2.5 Custos e valor venal. 3.3 Integração e interligação dos princípios de construção sustentável. 3.3.1 Selecção eficiente de materiais. 3.3.2 Eficiência energética. 3.3.3 Eficiência hídrica. 3.3.4 Iluminação natural e ventilação. 3.4 Principais sistemas de avaliação de sustentabilidade dos edifícios. 3.4.1 Internacionais. 3.4.2 Nacionais. 3.5 Edifícios sustentáveis: passive house, green building e nZEB. 4. Gestão ambiental. 4.1 Materiais e produtos de construção. 4.1.1 Análise do Ciclo de Vida. 4.1.2 Normalização ISO série 14000. 4.1.3 Rótulos ecológicos. 4.2 Enquadramento UE para a gestão eficiente de energia e dos recursos hídricos. 4.3 RCDs e o seu enquadramento legislativo. 4.4 Instrumentos institucionais para a avaliação de projectos sustentáveis (EIA e AIA). 4.5 O ruído ambiental e o seu enquadramento regulamentar. 5. Tecnologia e inovação no desenvolvimento de Construção Sustentável. 5.1. Redefinição de materiais e sistemas construtivos vernáculos. 5.1.1 Fibras vegetais. 5.1.2 Madeira. 5.1.3 Cortiça. 5.2 Manufactura através de produtos com base em resíduos industriais. 5.2.1 Resíduos da indústria corticeira. 5.2.2 Resíduos das indústrias agroalimentares. 5.3 Materiais e produtos reciclados. 5.4 A integração do conceito de sustentabilidade no ciclo de vida de uma edificação. 5.4.1 TI nas diversas fases de uma edificação. 5.4.1.1 Building Information Modeling (BIM). 5.4.1.2 Tecnologia robótica. 5.4.1.3 Impressão 3D. 5.4.2 nZEB e cidades inteligentes (smart cities). 5.5 Nanotecnologia na Construção.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 4 trabalhos desenvolvidos nas aulas (12,5%), e um trabalho escrito (50%).
Exame: Teste escrito sem consulta (50%), e trabalho escrito(50%).
Bibliografia
- Berge, B. (2001). The ecology of building materials. (Vol. -). -: Architectural Press
- Lauria, A. (2007). Sustentabilidade na Construção. Lisboa: Verlag Dashofer
- Nunes, K. e Tirone, L. (2007). Construção Sustentável. Lisboa: DinaLivro
- Pinheiro, M. (2006). Ambiente e Construção Sustentável. (Vol. -). -: Instituto do Ambiente
- Torgal, F. e Jalali, S. (2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. (Vol. -). -: Tec. Minho
Método de Ensino
Conjugação de método clássico expositivo, com métodos de aprendizagem activa, designadamente cooperativos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)