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Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Métodos de Representação 1

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938076.

Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento da capacidade de visualização no espaço e da sua representação. Utilização do desenho nas suas múltiplas formas, tipos e suportes, de modo a obter uma correcta expressão gráfica no âmbito da conservação e restauro. Representar objectos de acordo com as normas NP e ISO.

Programa
Leitura e interpretação de desenhos técnicos, como escrita de comunicação objectiva. Sistemas de representação de objectos de acordo com as normas NP, ISSO e convenções.
Desenvolver a capacidade de entender e utilizar o desenho como instrumento de leitura, análise e registo de objectos ou situações tangíveis relacionadas com a conservação e restauro.
Conhecimento dos instrumentos de representação, dos seus elementos tecnológicos e evolução histórica.
Escrita em desenho digital e manual.

CAPÍTULO I
1- Introdução
2- Construções geométricas
3- Folhas de Desenho
4- Escrita técnica e normalizada

CAPÍTULO II
1- Projecções. Vistas de sólidos
2- Traços e linhas
3- Leitura de vistas. Multivistas
CAPÍTULO III
1- Secções e Cortes
2- Traços usados em secções e cortes
3- Cortes em perspectiva

CAPÍTULO IV
1- Perspectivas rigorosas
2- Perspectivas rápidas

CAPÍTULO V
1- Cotagem
2- Cotagem de desenhos em corte e em perspectiva

CAPÍTULO VI
Modelos e maquetes de objectos. A maquete através da história
A maquete -técnicas e construção. Modagem. Aplicações e processos de trabalho, para C&R

> Exercício final com tema a desenvolver (Tr2)

Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória.
Sistema de Avaliação Contínua. (AV)
Os estudantes são avaliados durantes as aulas teóricas (T) e práticas (PL), de uma forma qualitativa (apresentação e rigor, compreensão da matéria dada, participação nas aulas) e quantitativa.
A avaliação será expressa, através dos seguintes parâmetros:
Frequência às aulas, com número mínimo de presenças, igual ou superior a 2/3 das aulas previstas no calendário lectivo, como estipulado no Regulamento IPT-artº11º.
Conjunto de trabalhos realizados
Tr 1- Trabalhos executados durante cada uma das aulas, compreendendo todos os exercícios indicados, pelo docente. A classificação de Tr1 é a média dos trabalhos realizados, e sempre superior a 9,5 valores.
Tr 2- exercício de tema livre, com aplicação da matéria dada.
O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso Tr1 seja inferior a 9,5 valores
O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso os trabalhos realizados (Tr) não sejam entregues nos prazos definidos
A classificação da Avaliação Contínua (AV) é a média ponderada de Tr1 (60%) + Tr2 (40%),
obtida pela seguinte pela fórmula: AV = 0,6 Tr1 + 0,4 Tr2. Caso a classificação seja superior a 9,5 valores, está dispensado de exame.
O estudante admitido a Exame terá como Classificação Final (CF) obtida pela fórmula:
CF=0,5 AV + 05 Ex
Os trabalhos são elaborados e entregues no ano académico respectivo,e não transitam de ano

Bibliografia
- BERGER, J. (1980). MODOS DE VER. Lisboa: Edições 70
- MASSIRONI, E. (1982). VER PELO DESENHO: ASPECTOS TÉCNICOS, COGNITIVOS, COMUNICATIVOS. Lisboa: Edições 70
- PANOFSKY, E. (1993). A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA. Lisboa: Edições 70
- VEIGA CUNHA, L. (1980). DESENHO TÉCNICO. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas(T)de exposição da matéria, aulas práticas(PL) com exemplos e exercicios de âmbito didático.Orientação tutorial.Visita de estudo a locais de interesse para a UC. Leitura-interpretativa de modelos

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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