Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 T + 3,0 OT , Cód. 81778.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
1. Computador pessoal
2. Acesso à internet
3. Auriculares
Objetivos
a) Identificar e compreender conceptualmente as principais teorias do cinema.
b) Estabelecer crítica e reflexivamente a relação entre a teoria e a prática de cinema.
c) Compreender a evolução dos paradigmas estéticos e tecnológicos.
Programa
1. Teoria(s) do cinema.
2. Escola francesa: Jean Epstein
3. Primeiras abordagens teóricas: Hugo Münsterberg, Bela Balázs e Rudolf Arnheim.
4. Teóricos soviéticos: Lev Kulechov, Vsevolod Pudovkin, Serguei Eisenstein e Dziga Vertov.
5. Fenomenologia do Realismo: Andre Bazin, Sigfried Kracauer, Guido Aristarco e Slavoj Zizek.
6. A política dos autores: Le Cahiers du Cinéma.
7. Cinema moderno: András Kovács e Gilles Deleuze.
8. Cinemas do Outro: Frantz Fanon, Glauber Rocha e Fernando Solanas.
9. Teoria de género: Laura Mulvey
10. Cinema digital e cultura de convergência: Lev Manovich, Tom Gunning e Henry Jenkins.
11. Cinefilia e cultura cinematográfica: Antoine De Baecque e Thomas Elsaesser.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por frequência (periódica):
1.1. Frequência (60%)
1.2. Recensão escrita (40%)
2. Avaliação por exame
2.1. Teste escrito (100%)
Bibliografia
- Corrigant, T. e White, P. e Mazaj, M. (2011). Critical Visions in Film Theory. Classical and Contemporary Readings. Boston/Nova Iorque: Bedford/St. Martin's
- Grilo, J. (2007). As Lições do Cinema Manual de Filmologia. Lisboa: Edições Colibri
- Stam, R. (2006). Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus
- Xavier, I. (1983). Teorias do Cinema. Rio de Janeiro: Graal
Método de Ensino
1. Aulas à distância
2. Modo síncrono
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada para lecionação à distância
1.1. Microsoft Teams (em alternativa: Zoom)
1.2. Doctrino (https://doctrino.ipt.pt)
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1. Microsoft Word
2.2. Adobe Acrobat Reader
2.3. VLC Media Player
2.4. Quick Time Player