Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81776.
Docente(s)
- Marco Filipe de Almeida Santos Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Competências informáticas básicas na óptica do utilizador.
Objetivos
A. Compreender o papel alargado de autoria do editor num projeto fílmico;
B. Compreender o conceito de montagem;
C. Ser capaz de organizar e cumprir um projeto de edição;
D. Conhecer e dominar as bases de operação de um software de edição de vídeo.
Programa
1. História da Montagem; de Edwin Porter a Griffith, da escola soviética à Nouvelle Vague;
2. A escrita da montagem ou a autoria do editor;
3. O cinema como narrativa de verdade: a ficção e o documentário;O dispositivo como plataforma de envolvimento do espectador;
4. Os elementos da narrativa e as suas inter-relações; Estrutura de montagem;
5. Organização de projetos; Principais ferramentas e técnicas de edição; Tipos de corte;
6. Introdução ao software de edição; Fases do processo de montagem;
7. Linguagem cinematográfica; Decoupáge; Planos: grandezas, ângulos e movimentos; Regras dos 30 e 180 graus.
Metodologia de avaliação
Contacto/Frequência:
a) Assiduidade e participação - 20%
(mínimo de 2/3 de presenças - 10 aulas - ao abrigo do nº4, artigo 8, do regulamento académico do IPT)
b) Trabalho 01 (30%)
Até 5 de Novembro de 2019
c) Trabalho 02 (50%)
Até 3 de Dezembro de 2019
Exame Época Normal e Recurso:
Trabalhos 01 e 02 (100%)
Bibliografia
- Casetti, F. (1996). El Film y su Espectador. Madrid: Cátedra
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- García, L. (2010). Lenguaje del Cine, Praxis del Cine: una introducción al cinematógrafo. Madrid: Plaza y Valdés
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
Método de Ensino
1. Abordagem expositiva/participativa em torno dos conceitos teóricos;
2. Abordagem expositiva/demonstrativa relativa aos instrumentos de trabalho;
3. Abordagem prática/acompanhamento do desenvolvimento dos projectos.
Software utilizado nas aulas
Adobe Premiere CC ou similar.