IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Cinema Documental

Projeto Final

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

30 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 90,0 PL + 15,0 OT , Cód. 817733.

Docente(s)
- João Miguel Magalhães Fernandes Cordeiro (2)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A. Demonstrar competências de realização e produção de documentários;
(AA) Ser capaz de, nas várias fases de produção, pensar e antecipar um filme na sua dimensão cinematográfica;
(AB) Ser capaz de decidir, criticamente, as diversas opções de imagem e som relativas à forma de representação,
antecipando as suas consequências nas várias fases de trabalho;
B. Compreender as dinâmicas de grupo em produção cinematográfica;
(BA) Compreender o trabalho de realização como função agregadora da realização de um filme documental;
(BB) Compreender a hierarquia e autonomia das funções dos elementos de uma equipa de trabalho em cinema;
(BC) Compreender as diversas funções e interacções implicadas numa equipa de cinema, desde o momento de concepção à
fase final de distribuição;
C. Aprofundar perfis técnicos adequados às competências individuais;
(CA) Demonstrar capacidade de perceber o funcionamento de uma equipa de cinema do ponto de vista das outras funções
técnicas e criativas;
(CB) Demonstrar domínio os conhecimentos técnicos e criativos desenvolvidos ao longo do percurso formativo a favor
dos projectos em que se participa;
D. Articular o dossiê de pré-produção com as contingências de rodagem e com a pós-produção.
(DA) Planear uma rodagem de forma concreta, viável, detalhada;
(DB) Compreender o processo de produção como um trabalho de melhoria e adaptação constante;
(DC) Compreender as possibilidades de antecipação de obstáculos e identificação de oportunidades durante as várias
fases de preparação do filme.

Programa
1. Plano de produção
a. Revisão dos dossiers de projecto;
b. Revisão da Planificação;
c. Cronogramas de produção;
d. Listagem de material, estabelecimento de parcerias e co-produções;
e. Réperage / Casting
f. Referências e opções cinematográficas;
2. Rodagem
a. Guião técnico
b. Mapas de rodagem
c. Organização do trabalho no terreno (funções, hierarquia, interacções);
d. Adaptação do plano de rodagem e opções cinematográficas às condições de rodagem;
e. Visionamento e anotação de material em bruto;
3. Pós-produção
a. Montagem
b. Design e mistura de som
c. Correcção de cor;
d. Tradução e Legendagem
e. Projecção-teste em sala
i. Análise e discussão
ii. Identificação das principais linhas de melhoria
f. Revisão
i. Montagem
ii. Mistura de som
iii. Correcção de cor
iv. Encoding e exportação do master
4. Visionamento final
5. Promoção e distribuição
a. Kit de distribuição
b. Suportes gráficos
c. Canais de distribuição
6. Exibição pública

Metodologia de avaliação
A1. Dossier final de pré-produção - 10%
A2. Resultado da produção – equivalente a um mínimo de ±80% do material a filmar - 40%
A3. Resultado da pós-produção (sessões, exportação mp4) – 40%
A4. Defesa oral e pacote de distribuição (incluindo exportações em HQ) – 10%

Cada grupo de trabalho receberá uma nota para cada um dos elementos de avaliação acima mencionados, podendo a nota de cada aluno/a ser diferente da nota do grupo, conforme a qualidade e quantidade da sua contribuição para o trabalho produzido.

Bibliografia
(1991). Representing Reality Issues and Concepts in documentary. Indiana: Indiana University Press
(2009). Directing The documentary. US: Focal Press

Método de Ensino
b-Learning síncrono.
Método participativo assente em diversas estratégias:
1. Aulas Prático-Laboratoriais;
2. Trabalho acompanhado no terreno
3. Acompanhamento tutorial;
4. Visionamento e análise dos resultados das várias fases do processo

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator
Adobe Premiere
Compressor
DaVinci Resolve
DCP-O-Matic
Final Cut Pro
MS Teams
Pro Tools
Processador de Texto
Quicktime player
Subtitle Editor
VLC Player

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado