Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817721.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n/a
Objetivos
A. Compreender a emergência da espacialização em cultura no âmbito da Sociologia e apreender os conceitos que a consubstanciam;
B. Compreender e apreender a cultura e suas manifestações e transformações
C. Compreender os processos de transculturação e hibridação identitária e cultural;
D. Desenvolver competências e curiosidade cientifica na pesquisa dos fenómenos culturais;
E. Aperceber o lugar que a cultura ocupa nas sociedades modernas
Programa
I Introdução à Sociologia da Cultura
1. Fundamentação e conceitos
1. 1. a cultura pensada pelos sociólogos fundadores
1. 2. O conceito científico de cultura
2. Cultura e pluralidade de culturas
3. Os sistemas simbólicos e mediação: sentido e significado cultural
II - A relação entre Cultura e Sociedade
1. Cultura e sistema social
1.1. A Cultura como estrutura
1.2. Estilo de vida e distinção
2. A construção da realidade social
2.1. O processo interpretativo
2.2. As representações simbólicas
3. Cultural Studies
4. Os bens de cultura e o conceito de património cultural
III - Contextos de Produção Cultural
1. A língua
2. O imaginário Simbólico
2.1 O mito
2.2 A religião
2.3 Os Ritos
3. A expressão da Arte
3.1 A produção artística
3.2 A produção Literária
4. Processos de socialização Construção da identidade social e cultural
IV - A pesquisa empírica em Sociologia da Cultura
1. Métodos e Técnicas:
1.1. Representação social
1.2. Análise quantitativa e qualitativa
1.3. Histórias de vida
1.4. Análise de conteúdo
2. Os horizontes culturais
V Cultura, mudança cultural e dimensões da criatividade
1. Identidade cultural
2. Transculturalidade e multiculturalismo
3. Mudança social e cultural nas sociedades modernas
4. A expressão de culturalidades e identidades hibridas num contexto de cultura global
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequencia(continua e cumulativa):
- trabalho desenvolvido nas aulas (15%)
- Prova escrita (45%)
- Trabalho de pesquisa (40%)
Avaliação por Exame:
- Prova escrita- incidindo sobre a Matéria teórica do semestre e projeto de pesquisa (100%)
Bibliografia
- Berger, P. e Luckmann, T. (2010). A construção socila da realidade. lisboa: Dinalivro
- Bourdieu, P. (1996). As Regras da Arte genese e estrutura do Campo Literário. lisboa: Presença
- Crespi, F. (1997). Manual de Sociologia da Cultural. lisboa: Estampa
- Malinowski, B. (1997). Uma Teoria Cientifica da Cultura. lisboa: Edições 70
- Romana, M. (2017). Para uma literatura da identidade macaense . lisboa: Instituto Internacional de Macau
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas
b)aplicação prática dos conhecimentos teóricos
c)trabalho de campo
Software utilizado nas aulas
Plataforme de e-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável