Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817712.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Entender a montagem como elemento ontológico do cinema
Aa. Compreender o efeito supressor da montagem sobre a dimensão espaciotemporal das obras cinematográficos
B. Identificar princípios e convenções de construção fílmica
Bb. Reconhecer critérios e opções de montagem a partir da análise de filmes
C. Enquadrar a montagem no processo de produção cinematográfica
Cc. Posicionar a função e importância da montagem no fluxo de trabalho de um projeto cinematográfico
D. Produzir exercícios de acordo com princípios de construção fílmica
Dd. Aplicar as noções adquiridas no contexto da pós-produção de projetos
Programa
1. Montagem, perceção e significado
1.1. Métodos de montagem, segundo S. Eisenstein
1.2. Montagem interdita, segundo A. Bazin
2. Corte, plano, cena, sequência
2.1. Montagem e estrutura narrativa
2.2. O plano longo
3. Causalidade, continuidade, contiguidade e transição
3.1. A decomposição da ação
3.2. Paralelismo e alternância
4. Tempo, espaço, ritmo e tom
4.1. Determinação da duração de um plano
4.2. Padrões de montagem e géneros cinematográficos
5. Som, música e fala
5.1. Verticalidade e horizontalidade na montagem
5.2. Som, imagem e polissemia
6. Montagem e experimentação
6.1. Fragmentação narrativa
6.2. Convenção e disrupção
7. Do guião à exibição
7.1. Decisões anteriores e posteriores à montagem
7.2. O remake e o "director's cut"
8. Montagem em documentário
8.1. O documentário sem guião
8.2. Factualidade e manipulação
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua / Exame / Recurso
Exercício #1 Métodos de montagem - 25%
Exercício #2 Montagem interdita - 25%
Exercício #3 Montagem de filme etnográfico - 25%
Exercício #4 Montagem a partir de imagens de arquivo - 25%
Bibliografia
- Amiel, V. (2016). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia
- Bazin, A. (2005). What is Cinema?. (Vol. 1). Berkeley: University of California Press
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono)
2. Produção de exercícios (modo assíncrono)
3. Visionamento e análise de excertos de filmes (modo assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software NLE