IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Cinema Documental

Argumento Cinematográfico II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817710.

Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Argumento Cinematográfico I (não obrigatório mas preferencial).
Capacidade de leitura em Inglês e Espanhol (preferencial).

Objetivos
A. Demonstrar competências de escrita em formato de cinema;
(AA) Conhecer modelos de escrita e apresentação formal de diferentes tipos de guiões para documentário;
(AB) Ser capaz de conceber e redigir um projecto;
B. Ser capaz de investigar no âmbito do cinema documentário;
(BA) Compreender os processos de investigação para documentário como distintos dos processos e objectivos da
investigação científica, jornalística, etc.
(BB) Ser capaz de investigar independentemente da sua ligação ao tema;
(BC) Distinguir investigação empírica de investigação teórica, os seus âmbitos, as suas estratégias e a sua adequação
aos projectos de documentário;
C. Desenvolver a prática de escrita em projectos criativos e não-criativos;
(CA) Conhecer a história, os fundamentos e os processos da escrita não-criativa, nomeadamente naquilo que se
formaliza no recurso à linguagem da collage no documentário;
(CB) Conhecer os processos de escrita do documentário de criação bem como as suas fronteiras com o filme
institucional e o filme-encomenda;
D. Conhecer e compreender as peças que integram um dossier de pré-produção no âmbito do documentário;

Programa
1. A Collage no cinema documentário
a. Breve contextualização histórica;
b. Imagem, collage e escrita;
c. Collage e Arquivo;
d. Ensaios-collage;
2. Documentário de criação
a. Investigação;
b. Escrita de imagens e sons em cinema.
3. O dossier de um projecto
a. Investigação;
b. Estrutura narrativa;
c. Escrita de imagens;
d. Escrita de som;
e. O dispositivo cinematográfico;
f. O filme no seu contexto.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A1. Ficha de Avaliação #01 (30%)
A2. Ficha de Avaliação #02 [30%]
A3. Projecto Final [400%]

Avaliação por exame Normal/ Recurso/ Ep. Especial:
B1. Reflexão teórica [15%]
B2. Projecto Final [85%%]

Bibliografia
- Chatman, S. (1990). Historia y discurso: La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madrid: Altea, Taurus, Alfaguara
- Goldsmith, K. (2015). Escritura no-creativa: Gestionando el lenguaje en la era digital. Buenos Aires: Caja Negra Editora
- McKee, R. (2004). El Guión. Barcelona: Alba Editorial
- Vaquero, L. e López, S. (2009). Piedra, papel y tijera – el collage en el cine documental.. (pp. 37-64). Madrid: Ayuntamiento de Madrid e Ocho y Medio

Método de Ensino
Esta UC segue uma metodologia de b-learning síncrona, complementada pelo desenvolvimento de tarefas no periodo que medeia os encontros. A componente síncrona centra-se na componente participativa e a assíncrona na expositiva.

Software utilizado nas aulas
Software de edição de imagens
Processador de Texto
MS Teams / MS OneNote

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado