Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 60285.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar objetos 3D, aplicar shaders e texturas, iluminar um cenário e conseguir desenvolver imagem 3D simples.
Programa
1 - Linha de Produção
1.1 Apresentação da linha de produção 3D
2 - Modelação
2.1 Apresentação do software e respetivo interface
2.2 Técnicas de modelação 3D
2.3 Princípios básicos de modelação de personagens
2.4 Criação de UV's
3 - Texturas
3.1 Criação de Texturas (diffuse, specular, bump, opacity)
3.2 Shaders
4 - Iluminação
4.1 Tipos de luzes
4.2 Atributos da luz e sombra
4.3 GI
4.4 Settings de Render
4.5 Iluminação de uma cena
4.6 Iluminação de personagens
4.7 Iluminação por 3 pontos
5 - Render
5.1 Passos de Render
5.2 Compositing em Photoshop
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Derakhshani, D. e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.