Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 618217.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolvimento de competências para identificação dos vários tipos de Resíduos Sólidos, para o conhecimento das ferramentas que permitem conhecer a composição física e química dos resíduos e para a compreensão de factores como a inventariação, a recolha, a deposição e o tratamento, envolvidos na gestão dos resíduos sólidos.
Programa
1-Tipos de resíduos sólidos: domésticos e comerciais, perigosos, especiais, de Instituições públicas, de construção e de demolição, de serviços municipais, sólidos industriais e da agricultura.
2-Classificação dos resíduos sólidos: resíduos sólidos urbanos, sólidos industriais e sólidos hospitalares.
3-Amostragem e caracterização físico-química e biológica dos resíduos sólidos: Procedimentos de amostragem de resíduos, propriedades físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos urbanos, transformações físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos.
4-Processos de recolha, transporte e descarga de resíduos sólidos: Recolha de resíduos sólidos e estações de transferência.
5-Processos de tratamento de resíduos sólidos: Processos físico-químicos, processos térmicos, processos biológicos e aterros sanitários.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua da componente prática e da componente teórica exige nota mínima de 10 valores. A nota final é feita com a soma das duas componentes valorizando a prática em 20% e a teórica em 80%.
Bibliografia
- Davis, M. (2012). Introduction to Environmental Engineering. New York: McGraw-Hill
- Freeman, M. (1989). Standard Handbook of Hazardous Waste Treatment and Disposal. New York: McGraw-Hill
- Tchoubanoglous, G. (2013). Wastewater Engineering: Treatment and Resource Recovery. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Nas aulas teóricas os alunos aprendem quais os diferentes tipos de tratamento de resíduos sólidos e nas aulas práticas e de laboratório é feita a ligação entre a teoria e situações reais.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável