Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60024.
Docente(s)
- Ana Cristina Becerra Nata dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.
Programa
1. CÁLCULO ALGÉBRICO E FUNÇÕES ELEMENTARES
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos e expressões polinomiais
1.2. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares, com referência a exemplos de aplicação
1.3. Conceito de função real de variável real
1.4. Estudo de algumas funções algébricas elementares; estudo das funções exponencial e logarítmica; análise das suas aplicações a certos problemas de natureza económica
2. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
2.1. Considerações preliminares
2.1.1. População e Amostra
2.1.2. Fases do Método Estatístico
2.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística
2.1.4. Exemplos de aplicação da estatística
2.2. Tipo de dados
2.2.1. Dados qualitativos
2.2.2. Dados quantitativos
2.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
2.4. Medidas de Estatística Descritiva
2.4.1. Medidas de localização
2.4.2. Medidas de dispersão
2.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0.8T1+0.2T2, em que T1=teste escrito e T2=trabalho individual em Excel (realizado em sala de aula), ambos cotados para 20 valores, sem consulta e com nota mínima de 5 valores. As notas T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades.
Avaliação por exame: metodologia igual à avaliação contínua.
Aprovação (em qualquer modalidade): classificação final superior ou igual a 10 em 20, desde que cumpridas
as restrições mencionadas anteriormente.
Bibliografia
- Armstrong, W. e Davis, B. e Armstrong, B. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Gama, S. e Pedrosa, A. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, com Excel. Lisboa: Porto Editora
- Morgan, C. e Siegel, A. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition,. USA: John Wiley & Sons
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Silabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel