Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 600216.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Sílvio Manuel Valente da Silva  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Construir casos de estudo do ponto de vista analítico e operacional. Identificar e isolar fatores conducentes ao sucesso e ao fracasso dentro dos sectores de comércio e serviços.Desenvolver capacidade analítica. Desenvolver capacidades de apresentação e de discussão pública.
Programa
          1-Metodologias.
1.1-O que é uma metodologia.
1.2-Construção de um caso de estudo em gestão de comércio e serviços.
1.3-Regras formais.
2-Casos de estudo.
2.1-Análise e discussão de casos de estudo.
Metodologia de avaliação
          O sistema de avaliação é contínuo, apoia-se em : Teste(50%);Participação nas aulas, assiduidade, pontualidade e apresentação da análise de casos de estudo(50%).Exame normal ou recurso: Exame(100%).
Bibliografia
          - A. Erskine, J.  e A. Mauffette-Leenders, L.  e R. Leenders, M. (1997). Writing Cases. (Vol. 1). Canada:  Yvey Publishing
- C.Lundberg, C.  e Enz, C.  e , . (1993). A Framework for Student Case Preparation.Case Research, 13, pp. 133-144.
- E. Hoskisson, R.  e Duane Ireland, R.  e A. Hitt, M. (2007). Strategic Management. (Vol. 1). USA:  Thomson South-Western,
- Rog Debra, J.  e Bickman, L. (2009). Handbook of Applied Social Researsh Methods. (Vol. 1). USA:  Sage Publications, Inc. 
Método de Ensino
          Método Ativo (discussão de casos, dinâmicas de grupos, realização de exercícios práticos); Método expositivo e interrogativo.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















