Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 601614.
Docente(s)
- Aquilino Manuel Felizardo Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Conhecer o papel do Recrutamento e Seleção no âmbito específico da Gestão de Recursos Humanos bem como a sua importância para o sucesso da empresa;
2. Proporcionar aos alunos um conhecimento conceptual e operacional do recrutamento e seleção de pessoal, incluindo a dimensão ética e legal, métodos e fontes de recrutamento, técnicas e instrumentos de avaliação, seleção e decisão.
Programa
C1 - Introdução: a. O contexto de recrutamento e seleção. b. Questões éticas e legais.
C2 - Análise das necessidades dos Recursos Humanos: a. O planeamento estratégico do recrutamento e seleção. b. Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato.
C3 - Atração e recrutamento: a. Fontes e tipos de recrutamento. b. Novas tecnologias no recrutamento e seleção.
C4 - Seleção baseada em competências: a. Fases do processo de seleção. b. Métodos e preditores do desempenho (dados biográficos, entrevista, testes e exercícios). c. Assessment centres.
C5 - Decisão e orientação: a. A tomada de decisão: critérios. b. O relatório e a comunicação da informação (cliente e candidatos).
C6 - Follow-up, avaliação e controlo do processo.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: o aluno tem que ser assíduo em, pelo menos, 2/3 das sessões.
Participação ativa e construtiva nas sessões (10%);
Trabalho de grupo: relatório e defesa (50%);
2 provas escritas.
Os alunos têm que obter 9.5 valores em qualquer um dos momentos de avaliação.
Os alunos que obtiverem mais de 1/3 de absentismo serão admitidos a exame.
Bibliografia
- Bilhim, J. (2006). Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Lisboa: ISCSP-UTL
- Cardoso, A. (2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal.. (Vol. I). Lisboa: Edições Lidel
- Cash Jr., W. e Stewart, C. (2015). Técnicas de Entrevista - Estruturação e dinâmica para entrevistados e entrevistadores. (Vol. 0). London: Mc Graw-Hill
- Chiavenato, A. (2006). Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. (Vol. 0). São Paulo: Editora Atlas
Método de Ensino
Método expositivo e ativo: as sessões serão teóricas e teórico-práticas (TP). As sessões teóricas têm o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e as sessões teórico-práticas mostrar os problemas e soluções existentes.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.