Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617520.
Docente(s)
- Célio Gonçalo Cardoso Marques (1)(2)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
Os alunos deverão conhecer os conceitos e saber elaborar um plano de marketing digital(MD) (1), adquirir competências em Websites para MD (2), MD nos dispositivos móveis (3), conteúdos para MD (4), media sociais (5), analítica na Web (6), otimização de websites (7) e inteligência competitiva (8).
Programa
1. Marketing digital
- Definição dos conceitos;
- Evolução do marketing digital;
- Plano de Marketing Digital
2. Desenvolvimento de Website para Marketing Digital
- Google Sites
3. Desenvolvimento de aplicações de Marketing Digital para dispositivos móveis
- MIT App Inventor
4. Criação de conteúdos para marketing digital
- Utilização de ferramentas para a criação de conteúdos multimédia para campanhas de marketing digital.
5. Os media sociais (Social Media)
- Conceito;
- Social media marketing;
- ferramentas;
- Gestão de crises;
- Business intelligence e os social media.
6. Analítica na Web (Web Analytics)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.
7. Otimização de websites para motores de pesquisa
- Motores de pesquisa;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM);
- Definição de estratégias.
8. Inteligência competitiva (Competitive Intelligence)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.
Metodologia de avaliação
Teste escrito, com consulta. Realização de trabalho prático em grupo e sua discussão pública. Cada componente atrás referida com nota mínima de 7 valores em 20, para dispensar de exame.
Bibliografia
- Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil: Texto Editores
- Carrera, F. (2012). Marketing Digital na versãoo 2.0 - o que não pode ignorar. (Vol. 1). Lisboa: Edições Silabo
- Ellis-Chadwick, F. e Chaffey, D. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino Unido: Pearson
- Zarrella, D. (2010). The Social Media Marketing Book. (Vol. 1). Sebastopol - CA: O´Reilly
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Ferramentas relacionadas com social media, Web analytics, search engine marketing, search engine optimization e competitive intelligence;
Moodle;
Google sites;
MIT - App Inventor.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)