Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 62407.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar objetos simples, aplicar materiais e texturas, iluminar um cenário, criar um rigging básico, fazer simulações dinâmicas entre objetos e conseguir desenvolver animação e imagem 3D simples.
Programa
1 - Modelação
1.1 Apresentação da linha de produção 3D
1.2 Apresentação do software e respetivo interface
1.3 Técnicas e ferramentas de modelação 3D
1.4 Criação de coordenadas de mapeamento (UVs)
2 - Texturas
2.1 Criação de Texturas (diffuse, specular, bump, opacity, displacement)
2.2 Materiais e respetivas propriedades e parâmetros
3 - Iluminação e Render
3.1 Tipos de luzes e respetivos parâmetros (iluminação direta)
3.2 Iluminação global (iluminação indireta ou GI)
3.3 Iluminação com HDRI (IBL - Image-Based Lighting)
3.4 Parâmetros de render (Arnold)
4 - Fundamentos de Animação e Dinâmicas
4.1 Animação por keyframes e edição de curvas
4.2 Introdução ao Rigging (criação de Bones) e Skinning
4.3 Dinâmicas com MassFX (Cloth, Dynamic, Static, Kinematic)
4.4 Simulação Hair and Fur e utilização de forças externas
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.