IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Animação e Modelação 3D

Linguagens de Programação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624013.

Docente(s)
- Nelson Manuel Pacheco Amaral (2)
- Ricardo Nuno Taborda Campos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos à programação de computadores usando a linguagem Python. Ao concluir esta unidade o estudante deverá:
1) ser capaz de codificar algoritmos elementares na linguagem Python;
2) ter conhecimento das principais bibliotecas existentes em Python;
3) saber escrever e estruturar programas em Python para resolver problemas simples;
4) saber automatizar rotinas com recurso a estruturas de controlo e iteração;
5) ser capaz de escrever e guardar ficheiros de texto e documentos web;
6) saber decompor problemas em sub-tarefas com recurso a funções reutilizáveis e anónimas;
7) saber criar e disponibilizar módulos
8) ser capaz de executar módulos/scripts a partir da linha de comandos
9) estar capacitado para testar e corrigir erros em programas;
10) estar familiarizado com as principais noções da programação orientada a objetos

Programa
1. Conceção de Algoritmos
2. Introdução ao Python
3. Utilização de Bibliotecas
4. Entrada e Saída de Informação
5. Variáveis
6. Operações Aritméticas
7. Tipos de Dados: int; string; char; bool
8. Estruturas de Dados: Arrays; Listas; Dicionários; Tuplos; Conjuntos
9. Estruturas de Controlo
10. Leitura e Escrita de Ficheiros
11. Funções
12. Criação de Módulos
13. Linha de Comandos
14. Exceções
15. Introdução à POO

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Frequência I (60%) + Frequência II (40%)
Participação obrigatória nos 2 elementos de avaliação com nota mínima de 6 valores (em cada qual)


Avaliação Final: Exame(100%)

Bibliografia
- , . e Costa, E. (2016). Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas . Lisboa: FCA
- Downey, A. (0). Think Python - How to Think Like a Computer Scientist. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://greenteapress.com/wp/think-python
- Liang, D. (2012). Introducing to Programming using Python. NA: NA
- Severance, C. (0). Python for Everybody - Exploring Data Using Python 3. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://do1.dr-chuck.com/pythonlearn/EN_us/pythonlearn.pdf

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais.
Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Python - Anaconda
Jupyter Notebooks
Moodle: plataforma de eLearning do IPT, Centro de eLearning

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado