Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624012.
Docente(s)
            - Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Fundamentos de Animação 3D.
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar um cenário e objetos com baixo teor de polígonos para videojogos, criar texturas para videojogos, materiais complexos e fazer iluminação avançada.
Programa
          1 - Modelação Avançada 
1.1 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D para videojogos (cenário e objetos) 
1.2 Criação de coordenadas de mapeamento (UVs) 
2 - Texturas e Materiais 
2.1 Criação de texturas para videojogos (diffuse, specular, normal bump, opacity)
2.2 Materiais complexos e respetivas propriedades e parâmetros 
3 - Iluminação Avançada e Render
3.1 Tipos de luzes e respetivos parâmetros (iluminação direta)
3.2 Controle de exposição fotográfica
3.3 Iluminação a partir de objetos
3.4 Iluminação global (iluminação indireta ou GI)
3.5 Iluminação com HDRI (IBL - Image-Based Lighting)
3.6 Parâmetros de render (Arnold)
3.7 Processo de Render To Texture (Texture Baking)
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
 
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
 
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
          - Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos:  Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos:  New Riders
- Derakhshani, D.  e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana:  Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos:  Wiley
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
          Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.

















