Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 63919.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de criar vários personagens com Rig e desenvolver animações para jogos digitais.
Programa
1 - Modelação
1.1 Técnicas e ferramentas de modelação 3D para jogos digitais
1.2 Criação de objetos e personagens para animação
2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de controladores, Helpers e Slider Manipulators
2.2 Links e hierarquias entre objetos
2.3 Ligações entre controladores e objetos (Wire Parameters)
2.4 Criação e edição de Bones
2.5 Skinning e edição de pesos
2.6 Desenvolvimento de Morph Targets e Skin Morphs
3 - Animação
3.1 Tempo e espaçamento
3.2 Ação secundária
3.3 Antecipação
3.4 Peso
3.5 Ciclos de caminhada
3.6 Exportação de objetos e personagens com animação para jogos digitais
4 - Unity
4.1 Importação de objetos e personagens com animação
4.2 Criação de Clips de animação
4.3 Animação através de keyframes
4.4 Animação através de código (C#)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Glebas, F. e , . (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. e , . (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max, Unity.