IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Gestão em Saúde

Turismo na Saúde e Comunicação

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 20226.

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
- Oliva Maria Dourado Martins (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
1) Contribuir para o desenvolvimento de competências na área da gestão, relacionadas com o turismo na saúde, numa perspetiva de empregabilidade no setor da saúde; 2) Transferir conhecimento na ótica da comunicação em serviços de saúde e bem-estar e valência turística aplicada à gestão em saúde.

Programa
1. Turismo de saúde: principais conceitos
2. Turismo e bem-estar: principais conceitos
2.1. Programas de saúde e bem-estar (nacional e internacional)
2.2. Motivações dos turistas e valências turísticas
3. Turismo Termal
3.1. História do termalismo
3.2. Evolução do termalismo em Portugal e na Europa
3.3. Termas em Portugal: fidelização dos turistas
3.4. Importância das termas para o desenvolvimento local: estudos de caso
4. Turismo sénior: unidades de saúde e bem-estar
5. Turismo gastronómico: sustentabilidade dos produtos gastronómicos na promoção da saúde e
bem-estar
5.1. Roteiros Vitivinícolas e Enologia
6. Comunicação em serviços de saúde e bem - estar
6.1. Demonstração de ferramentas utilizadas

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Recensões críticas. Participação ativa nas aulas (brainstorming). Trabalho Prático Temático (100%).

Bibliografia
- Fernandes, J. e Fernandes, F. (2019). Turismo de saúde e bem-estar no mundo: ética, excelência, segurança e sustentabilidade. (Vol. 1). (pp. 1-264). São Paulo: Editora Senac
- Sheehan, L. e Ritchie, J. e Bornhorst, T. (2010). Determinants of tourism success for DMOs & destinations: An empirical examination of stakeholders’ perspectives.. (Vol. 31 (5)). (pp. 572-589). Oxford: Tourism Management
- VV., A. (2016). Plano Estratégico para o Turismo de Saúde e Bem-Estar. (Vol. 1). Lisboa.: Associação Portuguesa de Turismo de Saúde e Bem-Estar.
- Wainberg, J. (2003). Turismo e comunicação: a indústria da diferença. (Vol. 1). (pp. 1-91). Editora Contexto: London

Método de Ensino
Método a) expositivo; b) experimental. Os estudantes desenvolverão competências de pesquisa e de revisão bibliográfica baseadas em estudo de casos.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado