2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 20142.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Compreender o passado humano e conheçer o desenrolar dos acontecimentos ao longo do tempo das comunidades mais primitivas.
Integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e compreender a evolução-humana nas suas diferentes vertentes.
Programa
          1. Divisão Cronoestratigráfica da Terra
?       A formação da terra
?       O aparecimento dos mamíferos
?       A recente origem do Homem
2. Teorias da Origem dos Hominídeos
?       Est Side Story
?       Homem Aquático
?       Os primeiros achados e a comprovação da antiguidade do Homem
?       As diferentes teorias da linha evolutiva humana
3. Na linha evolutiva humana
?       Orrorin Tugenensis
?       Ardipithecus Ramidus
?       Australopithecus Anamensis
?       Australopithecus Afarensis
?       Kenyanthropus platyops
?       Australopithecus Africanus
?       Australopithecus Aethiopicus
?       Australopithecus Boisei
?       Australopithecus Robustus
?       Australopithecus  Garhi
?       Australopithecus? Sebida
?       Homo Habilis
?       Homo Rudolfensis
?       Homo Ergaster
?       Homo Erectus
?       Homo Antecessor
?       Homo Heidelberguensis
?       Homo Neandertalhensis
?       Homo Sapiens Arcaico
?       Homo Sapiens Sapiens
4. Análise de algumas problemáticas
?       Dimorfismo sexual
?       Cruzamento de espécies
?       Out of Africa e ADN
Metodologia de avaliação
          Trabalho escrito, sob a forma de artigo, sobre tema referente à evolução do homem 100%.
Bibliografia
          - Alarcão, J. (1990). Portugal, das origens à romanização. (Vol. 1). Lisboa:  Ed. Presença
- "Está en Africa nuestro origen?", .(1991, 1993 de ---).  in Origenes del Hombre Moderno, pp. 12-19.
- Evolución multirregional de los humanos,  .(1992, 1993 de ---).   in Origenes del Hombre Moderno, pp. 26-32.
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word,  e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

















