Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 54,0 TP , Cód. 3008143.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos na representação, percepção e funcionamento de zonas urbanas e territórios envolventes, assim como as novas transformações perante a globalização, através da utilização de novas tecnologias.
Programa
1.Caracterização e funcionamento das zonas urbanas e territórios envolventes
1.1 Paisagens culturais portuguesas
1.2 Caracterização, funcionamento e produtividade
1.3 Tipos de aglomerados pela tendência de desenvolvimento
2.Impactos da globalização sobre as zonas urbanas e territórios envolventes
2.1 Indicadores de declínio
2.2 Contrariar o declínio
2.3 Reconverter e revitalizar para novas utilizações
3. Instrumentos e ferramentas de representação 3D
3.1 Desenho Manual
3.2 Desenho assistido por computador
4. Instrumentos e ferramentas de representação de Informação Geográfica
4.1 Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica
4.2 Modelos de dados
4.3 Georreferenciação
5. Cartografia aplicada à gestão do património cultural
5.1 Análise espacial e gestão de dados
5.2 Composição e visualização de mapas
5.3 Serviços e publicação de mapas
Metodologia de avaliação
Avaliação final:
Parte I (conteúdos programáticos 1,2,3): realização de trabalhos tipos fichas + trabalho prático (50%)
Parte II (conteúdos programáticos 4,5): realização de trabalho em SIG (50%)
Bibliografia
- AD, A. (2015). AutoCad 2015 Manual. NY: ADesk
- Gillings, M. e Wheatley, D. (2002). Spatial Technology and Archaeology: The Archaeological Applications of GIS.. (Vol. I). London: Taylor Francis
- Lake, M. e Conolly, J. (2006). Geographical Information Systems in Archaeology. (Vol. I). Cambridge : Cambridge Manuals in Archaeology
- Miller, G. (2006). ENVIROMENTAL SCIENCE, WORKING WITH THE EARTH. (Vol. I). Vitoria: Thomsom
Método de Ensino
Aulas lecionadas com recursos a ilustrações executadas para o efeito que salientam diversos aspetos e ajudam a reter melhor o conhecimento.
Aulas práticas em laboratório de informática com recurso a software SIG aplicado à gestão do património.
Software utilizado nas aulas
Autocad
ESRI: ArcMap