Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92999.
Docente(s)
- Luis Miguel Lindinho da Cunha Mendes Grilo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos acerca da análise de dados bi e multivariada, concretamente em termos dos modelos inferenciais e planeamento experimental.
Programa
I. Métodos Avançados de Investigação
1.1. Desenvolvimento de tópicos de pesquisa e fundamentos do processo de investigação
1.2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adoção de diferentes tipos de estudos e abordagens metodológicas
1.3. Preparação de um projeto de investigação
1.4. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de artigos e trabalhos científicos
1.5. O processo de apresentação pública de um trabalho de investigação científica
II. Métodos Avançados de Análise de Dados
2.1. Análise inferencial paramétrica e não paramétrica
2.2. Modelos de regressão linear simples e múltipla
2.3. Modelo de Equações Estruturais
2.4. Modelos de moderação e mediação
2.5. Reportar resultados em relatório/artigo e aplicações com SPSS
Metodologia de avaliação
- Avaliação contínua: realização de duas frequências (classificadas de 0 a 20 valores cada uma) durante o semestre, com peso de 50% cada. O aluno é dispensado de exame, ou seja, é aprovado por avaliação contínua se a média obtida da classificação das frequências escritas, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores.
- Avaliação por exame: os alunos que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua podem realizar prova escrita (exame) com toda a matéria lecionada na unidade curricular (classificada de 0 a 20 valores), com o peso de 100%. O aluno são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Barañano, A. (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de Apoio à Realização de Trabalhos de Investigação. Lisboa: Edições Sílabo
- Bryman, A. e Bell, E. (2011). Business research methods. New York: Oxford University Press
- Bryman, A. e Buchanan, D. (2011). The SAGE: handbook or organizational research methods. London, England: SAGE
- Marôco, J. (2011). Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, Software e Aplicações. Lisboa: ReportNumber
Método de Ensino
Privilegia-se o método expositivo dos conteúdos teóricos, procurando-se sempre incitar a reflexão e o debate dos mesmos, apoiados em literatura e evidência recente e pertinente que sirva de ilustração aos principais modelos, métodos e técnicas.
Software utilizado nas aulas
Package IBM SPSS e, pontualmente, a folha de cálculo Excel.