Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92996.
Docente(s)
- Margarida Sofia de Freitas Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Sistematizar os principais modelos concetuais sobre as carreiras e sistemas de recompensas; Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de carreiras e de recompensas.
Programa
1. Gestão de Carreiras
1.1. Fundamentos da gestão de carreiras
1.2. Objetivos do planeamento de carreira
1.3. Construção de planos de carreira
1.4. Componentes-tipo de um plano de carreira
1.5. Perfil das diferentes carreiras profissionais
1.6. Identificação dos colaboradores de elevado potencial
2. Sistemas de recompensas
2.1. Fundamentos dos sistemas de recompensa
2.2. Objetivos do sistema de recompensas
2.3. Componentes do sistema de recompensas
2.4. Recompensas intrínsecas
2.5. Recompensas extrínsecas
2.6. Princípios do sistema remuneratório
2.7. Opções de arquitetura do sistema remuneratório
2.8. Construção de uma estrutura salarial
2.9. Determinação e evolução do salário individual
2.10. Os sistemas de incentivos
2.11. Benefícios sociais e específicos
2.12. Testes à eficácia do sistema de recompensas
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho de Grupo baseado num estudo de um caso real visando a caracterização e/ou a identificação de oportunidades de melhoria do sistema de carreira e recompensas de uma empresa(100%).
São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação em época de exame: prova escrita conforme calendário definido para o mestrado (100%).
Bibliografia
- Armstrong, M. (2015). Armstrong's Handbook of Reward Management Practice - Improving Performance through Reward. London, England: Kogan Page
- Armstrong, M. (2015). Armstrong's Performance Management Toolkit. London, England: Kogan Page
- Clark, T. (2012). Modelo de Negócio Eu ? Um método simples para reinventar a sua carreira. Lisboa, Portugal: D. Quixote
- Fisher, J. (2015). Strategic Reward and Recognition - Improving Employee Performance through Non-monetary Incentives. London: Kogan Page
Método de Ensino
As metodologias de ensino, teórico-práticas, possibilitam a aquisição de competências de gestão como saber gerir carreias, recompensar, reequilibrar e orçamentar planos de recompensas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.