Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338048.
Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a) Divulgar a literatura primária
b) Mostrar as possibilidades dos estudos laboratoriais
c) Proporcionar contacto com casos concretos e oportunidade para a sua discussão
d) Desenvolver competências que permitam escolher a estratégia analítica mais adequada à resolução de problemas
Programa
1. O estudo laboratorial das obras de arte e as suas possibilidades
2. Amostragem
3. Composição
4. Técnicas
5. Métodos de datação
6. Proveniência
7. Autoria e autenticidade
8. Função dos objectos
9. Estado de conservação
10. Mecanismos de alteração
11. Testes de comportamento dos materiais
12. Avaliação dos tratamentos
Metodologia de avaliação
Questões colocadas nas aulas TP (componente TP, 50 %) e trabalho escrito ou exame escrito com consulta (componente T, 50 %, com mínimo de 9 valores). O trabalho escrito pode ser entregue no final do semestre ou na época normal de exame; nos restantes períodos de avaliação esta é feita através de exame com consulta. As aulas TP são de presença obrigatória.
Bibliografia
- Artioli, G. (2010). Scientific Methods and Cultural Heritage. An Introduction to the Application of Materials Science to Archaeometry and Conservation Science. Oxford: Oxford University Press
- Craddock, P. (2009). Scientific Investigation of Copies, Fakes and Forgeries. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Sgamellotti, A. e Brunetti, B. e Miliani, C. (2014). Science and Art: the Painted Surface. Cambridge: Royal Society of Chemistry
- Stuart, B. (2007). Analytical Techniques in Materials Conservation. Chichester: John Wiley & Sons
Método de Ensino
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas em que são discutidos casos seleccionados da literatura internacional.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)