Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 4,0 OT , Cód. 814330.
Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa e os principais documentos de suporte
3. Desenvolver um jogo digital
Programa
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre jogos digitais e sua categorização
1.1. Definição
1.2. Categorização e classificação
1.3. Plataformas
1.4. Grupos Alvo
2. Conhecer as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, a finalidade e os intervenientes em cada etapa
2.1. Etapas de desenvolvimento
2.2. Componente Artística versus Componente Programação
2.3. Perfis profissionais
2.4. Marketing
2.5. Monetização
3. Conhecer os principais documentos de suporte ao desenvolvimento de um jogo digital
3.1. Sumário Executivo de um Jogo Digital
3.2. Plano de Negócios de um Jogo Digital
3.3. Game Design Document Template (serious game)
3.4. Game Design Document Template (action game)
4. Desenvolver um jogo digital
Metodologia de avaliação
Alunos Ordinários
-10% participação nas aulas
-70% trabalho de avaliação individual ou em grupo
-20% apresentação e defesa do trabalho (individualmente)
Trabalhadores Estudantes
-80% trabalho de avaliação individual ou em grupo
-20% apresentação e defesa do trabalho (individualmente)
Bibliografia
- Nystrom, R. (2014). Game Programming Patterns. (Vol. ). : Packt Publishing
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas - Exposição dos conceitos teóricos e apresentação de casos práticos. Aulas de Práticas-laboratoriais - Realização, sob orientação, de trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos e do trabalho de avaliação.
Software utilizado nas aulas
3D Studio Max (qualquer versão)
Unreal Engine 4.19