Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814323.
Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Conhecer conceitos, problemas e contextos de aplicação de sistemas de Qualidade em Tecnologias de Informação e Comunicação, reconhecendo os principais problemas e características da implementação de um sistema de qualidade e/ou da aferição da qualidade de um produto ou serviço, assim como selecionar e implementar as melhores ferramentas e metodologias.
2. Adquirir conhecimento de normas e metodologias para a implementação de sistemas de qualidade no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, aprendendo a identificar os melhores sistemas para as diversas situações que se podem encontrar na área das TIC.
Programa
1. Conceitos Gerais de Qualidade dos Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação
1.1. Definição de Qualidade e Sistema de Gestão de Qualidade
1.2. Níveis de Qualidade nas Organizações
1.3. Normas de Qualidade
2. Classificação dos Sistemas de Informação
2.1. Modelo de Nolan e Earl
2.2. Taxonomia de McCall
3. Normas de Qualidade
3.1. ISO 9126
3.2. ISO 9001, 9002, 9003
3.3. CMM
4. Implementação de um plano de qualidade
Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica
1º Trabalho com nota minima de 8 valores (30%)
2º Trabalho com nota minima de 8 valores (30%)
Trabalho Final (40%)
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas Teórico expositivas para transmissão da matéria prevista. Aulas Teórico-Práticas para realização de exercícios quase reais e realização dos trabalhos de avaliação.
Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.