Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964147.
Docente(s)
            - Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Os Estudantes deverão possuir competências técnicas e analíticas para:
- Utilizar as ferramentas necessárias à leitura das culturas (cultura material e cultura imaterial)e suas relações com o turismo;
 - Valorizar as narrativas turísticas locais inserindo-as no produto turístico.
Programa
          0. Apresentação da unidade curricular;
1.Conceitos: antropologia, antropologia cultural e antropologia do turismo;
2. Perspetivas antropológicas na dimensão sociocultural do turismo;
3. Interpretação antropológica na óptica da integração de conteúdos no consumo turístico;
3.1. Motivações, práticas e experiências turísticas. Apresentação de casos;
4. Ensaio antropológico do turismo.
Metodologia de avaliação
          O método de avaliação implicará: 
a) trabalho prático
b) recensões
c) relatórios das visitas técnicas
c) prova escrita
Bibliografia
          - BURNS, P. (1999). An Introduction to Tourism and Anthropology. (pp. 1-23). London:  Routledge
- NASH, D. (1996). The Anthropology of Tourism. Oxford:  Pergamon
- ROMÃO, J. (2013). Turismo e Lugar - Diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo. Lisboa:  Escolar Editora
- URRY, J. (2001). The tourist gaze. Leisure and travel in contemporary societies. London:  Sage
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas de exposição 
b) Aulas práticas de execução de exercícios e recensões
c) Visitas técnicas de estudo com observação participante por parte dos estudantes com as realidades socioculturais e turísticas concretas do território.
Software utilizado nas aulas
          

















