Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964112.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel Valente da Silva  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          O aluno no final da unidade curricular será capaz de entender todos os conceitos base para um curso de gestão, bem como compreender os diversos conceitos que englobam o conceito geral de Gestão. 
Programa
          1. O que é uma Organização 
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações 
1.2. Empresa ? um caso particular de Organização  
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente 
1.4. A estrutura da empresa 
1.5. Tipos de Organização 
2. A Administração por Objectivos 
2.1. Origens 
2.2. Características 
2.3. Fixação de objectivos 
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico 
2.5. Ciclo da APO 
2.6. Apreciação crítica da APO 
3. A Função Produção 
3.1. Tipos de processo de produção 
3.2. Selecção do Processo Produtivo 
3.3. O Controlo da Qualidade  
3.4. Produtividade 
4. A função Financeira 
4.1. A noção de função financeira 
4.2. As ferramentas contabilísticas 
4.3. O equilíbrio financeiro 
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento 
5. A Função Comercial 
5.1. Noção de Marketing 
5.2. A estratégia de Marketing 
5.3. Análise Matricial 
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo 
5.5. As variáveis do Marketing-Mix 
6. A Função dos Recursos Humanos 
6.1. Qual o seu objectivo 
6.2. A Motivação (principais abordagens) 
6.3. A Liderança e estilos de gestão 
6.4. O que é a Gestão do Pessoal 
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos 
Metodologia de avaliação
          Teste final (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame.
Bibliografia
          - Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa:  Biblioteca Exame
- Cunha, M.  e Rego, A. (2007). O Tao da Eficácia Organizacional. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
- Santos, J.  e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor ? Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. (Vol. 1). Lisboa:  Editorial Verbo
Método de Ensino
          - Temas da actualidade e discussão de case studies; Consultas de trabalhos, tendo em consideração os temas apresentados.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















