Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a:
- reconhecer as especificidades das diferentes culturas;
- compreender as diferenças de valores nas sociedades e suas consequências ao nível da gestão;
- diferenciar modelos de funcionamento de gestão nas diferentes culturas;
- discriminar comportamentos organizacionais, como a liderança, típicos de diferentes culturas;
- planear a expatriação e repatriação.
Programa
Capítulo I: Introdução à Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH)
O que é a Gestão Internacional de Recursos Humanos?;
A complexidade da GIRH;
Diferenças entre a GIRH e a gestão doméstica dos recursos humanos;
Estratégias de expansão internacional e ligação à GIRH;
Missões internacionais: tendências globais.
Capítulo II: Diferentes Práticas de GIRH - USA, EUROPA, ÁSIA
Política e práticas de gestão de recursos humanos em diferentes locais: USA, Europa e Ásia;
A GIRH em contexto Europeu: especificidades e desafios;
A GIRH em Portugal;
A internacionalização das empresas Portuguesas: desafios e oportunidades para a GIRH.
Capítulo III: O Ciclo da Expatriação Atrair, Preparar e Adaptar
Tipologias de trabalhadores internacionais e de trabalho internacional;
Motivos para utilizar expatriados versus motivos para aceitar uma missão internacional;
Recrutamento, seleção e preparação para uma missão internacional;
A formação e desenvolvimento de expatriados;
A adaptação dos expatriados.
Capítulo IV: O Ciclo da Expatriação Avaliar e Recompensar
As consequências da (des)adaptação dos expatriados: desempenho, satisfação e turnover;
A compensação de expatriados: modelos, referências e aspetos práticos.
Capítulo V: O Ciclo da Expatriação Repatriar e Reter
Repatriação - o outro lado da moeda?
Outros resultados da Expatriação: implicações pessoais e profissionais de uma missão internacional;
Desafios à retenção dos indivíduos com experiência internacional.
Capítulo VI: Desafios à GIRH Novas Formas de Trabalho Internacional
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Uma prova escrita e elaboração de um artigo científico (grupos de 2 a 3 Alunos). São aprovados e dispensados do exame os Alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores, na prova escrita, e obtenham também, no mínimo, 10 valores na elaboração e apresentação do artigo científico.
Avaliação escrita, em épocas de exame estabelecidas no calendário letivo.
Bibliografia
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa: Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa: Edições Sílabo
- Rego, A. e Cunha, M. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa: Editora RH
- Reis, F. e Silva, V. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Nas sessões de cariz teórico, o Docente dá mais ênfase à apresentação e defesa de trabalhos científicos e práticos, por parte dos Alunos, o que permitirá uma melhor compreensão da teoria e proporcionará as ferramentas para enfrentar soluções reais.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Windows.