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Ano Letivo: 2018/19

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia Social

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964008.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da uc, os estudantes devem:
conhecer os principais conceitos subjacentes à análise e intervenção psicossocial;
diferenciar as principais técnicas na análise e intervenção psicossocial;
compreender a amplitude dos fenómenos de interação humana;
demonstrar competências de interação no âmbito das relações interpessoais e intergrupais.

Programa
1.Origem e percurso da Psicologia Social: Introdução à Psicologia Social. Algumas definições.
2.Formação de impressões: Principais abordagens.Problemas no estudo na formação das impressões.
3.Atitudes: respostas cognitivas, afetivas e comportamentais. Funções motivacionais das atitudes. Relação entre atitudes e comportamento.
4.Influência social: às escuras e às claras; as experiências de Milgram.
5.Relações e conflitos intergrupais: noção de grupo; principais variáveis.
6.Atribuição causal: Locus-controle; atribuição causal; erro fundamental da atribuição.

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência, realização de duas avaliações escritas (a 1.ª em meados do semestre e a 2.ª no final) para admissão ou dispensa de exame. Os alunos só serão admitidos à realização da 2.ª avaliação se tiverem obtido na 1.ª avaliação uma classificação igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) valores. São dispensados de exame, os alunos cuja média aritmética obtida nas duas avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores e com um mínimo de 7,0 valores em cada uma delas.
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas.
- Condições específicas: na época de frequência e na de exame, se a classificação for maior ou igual a 15,5 (quinze vírgula cinco) o aluno é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15,0 (quinze vírgula zero) valores.

Bibliografia
- LEYENS, J. (2015). Psicologia social. Lisboa: Edições 70.
- LIMA, M. (2003). Temas e debates em Psicologia Social: Identidade, conflitos e processos sociais - A Psicologia Social na prática. Lisboa: Livros Horizonte.
- MONTEIRO, M. e VALA, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- MYERS, D. (2014). Psicologia Social. São Paulo: McGraw-Hill.

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos e de resultados de experiências.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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