Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152315.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca;
Programa
1. Introdução
2. Análise do mercado e dos seus actores
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5. Segmentação e diferenciação
6. O posicionamento
7. A marca
8. Marketing-Mix
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Trabalho prático com apresentação e discussão, ponderação de 40%., nota mínima de 10 (dez) valores, Teste escrito, ponderação 60%., nota mínima de 8 (oito) valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 70%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a exame final. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Teste escrito (100%)
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
(2004). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações dom Quixote
(2007). Manual II - Design Protegido. Lisboa: Centro Português do Design
(2008). Principles of Marketing. England: Pearson Prentice Hall
(2010). Publicitor. Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
1.Método expositivo. 2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. 3.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas