Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964544.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Proporcionar uma reflexão sobre os recursos e mecanismos de representação, possibilidades expressivas, significantes e comunicativas da imagem em geral, e em especial da fotografia
Programa
1. Introdução;
2. Como vemos as imagens?
3. A comunicação;
4. A ilusão do real;
5. Elementos básicos da imagem;
6. A imagem como linguagem visual;
7. A imagem como forma de expressão;
8. Imagem e realidade: Percepção do real;
9. Leitura da imagem: Imagem fixa;
Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo.
Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos colectivamente em aula, será solicitado relatório técnico individual. A nota final resultará da media aritmética, obtida no somatório das avaliações resultantes em cada relatório individual. As provas de Exame, deverão incluir uma prova escrita e a apresentação e discussão dos relatórios individuais, relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática.
Bibliografia
- Almeida, B. (1995). Imagem da Fotografia. .: Assírio & Alvim
- Aumont, J. (1990). L'Image. Paris: Editions Natham
- Barthes, R. (1978). Mitologias. Lisboa: Edições 70
- Barthes, R. (1980). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70
- Ferronha, A. (1978). Linguagem Audiovisual, Pedagogia com Imagem. (Vol. 1). (pp. 1-190). Mafra 2001: Eduforma
- Sobral, L. (1996). Do Sentido das Imagens. (Vol. 1). (pp. 1-160). Lisboa: Editorial Estampa
- Thibault-Laulan, A. (1976). Imagem e Comunicação. (Vol. 1). (pp. 1-120). S. Paulo: Edições Melhoramentos
- Ventura, A. (0). Leitura e Análise da Imagem Fotográfica - para uma didáctica da imagem. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/TI%20II/Leitura_Imagem.pdf
Método de Ensino
Propomos a execução de um conjunto de exercícios que devidamente relacionados e tratados em termos de conteúdos, facilitarão aos estudantes a compreensão e o conhecimento dos mecanismos de significação da imagem fotográfica.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de outubro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)