Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 918412.
Docente(s)
            - Luis Miguel Lindinho da Cunha Mendes Grilo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos dos conteúdos programáticos das disciplinas de Análise Matemática e Álgebra.
Objetivos
          Pretende-se que os alunos alcancem na unidade curricular de Probabilidades e Estatística os resultados de aprendizagem: 
a) recuperar e consolidar conhecimentos de Probabilidades; 
b) adquirir conhecimentos sobre variáveis aleatórias e sobre algumas distribuições teóricas de Probabilidade (discretas e contínuas); 
c) adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades matemáticas no âmbito da estimação (pontual e intervalar) e da decisão, bem como no estudo da relação entre duas variáveis (correlação e regressão linear);
d) utilizar os conhecimentos adquiridos e as capacidades desenvolvidas para conceber e implementar soluções para diversos problemas aplicados, sobre condições de incerteza.
Programa
          1 Probabilidade (axiomas e teoremas); 2 Variáveis aleatórias discretas e contínuas; 3 Algumas distribuições teóricas de probabilidade (discretas e contínuas); 4 Amostragem e distribuições amostrais (média, variância e prop. amostral); 5 Estimação pontual e intervalar de parâmetros; 6 Testes de hipóteses paramétricos (média, variância e prop. populacional); 7 Correlação e regressão linear simples.
Metodologia de avaliação
          Provas escritas:avaliação por frequência(realização de duas provas escritas); avaliação por exame(realização de uma prova escrita).
Bibliografia
          (2001). Introductory Statistics. New York:  John Wiley & Sons, Inc.
(2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto - Portugal:  Porto Editora
(2007). Estatística. Lisboa - Portugal:  McGraw-Hill
(2013). Probabilidades e Estatística. Conceitos Teórico-Práticos. Instituto Politécnico de Tomar, Portugal:  Instituto Politécnico de Tomar
Método de Ensino
          A metodologia de ensino desta unidade curricular consiste em aulas Teóricas com exposição oral, auxiliadas com apontamentos e aulas Teórico-Práticas, onde se resolvem vários exercícios que constam do caderno de exercícios.
Software utilizado nas aulas
          Pontualmente recorre-se à folha de cálculo Excel e ao package estatístico IBM SPSS para a resolução de alguns exercícios.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















