Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964453.
Docente(s)
            - Regina Aparecida Delfino (1)(2)
- Paula Alexandra Costa Leite Pinto Pereira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1. Identificar os conceitos de preservação/conservação de livros e documentos gráficos. Aplicar os conhecimentos à resolução de problemas concretos de salvaguarda, condições de uso e acondicionamento.
2. Avaliar a resistência e durabilidade dos materiais constituintes dos documentos gráficos. Avaliar os processos produtivos. Desenvolver a capacidade de observação/análise para correta intervenção de anomalias.
3. Aplicar os conhecimentos à resolução de problemas concretos de salvaguarda do documento gráfico, tendo em vista o domínio de técnicas generalizadas. Adoptar linguagem adequada para o correto relacionamento com pessoal especializado ou para futuros desenvolvimentos vocacionais.
4. Identificar as técnicas de encadernação artística e moderna. Executar encadernação com diferentes técnicas aplicando as componentes estética, criativa. Considerar as características de preservação/conservação na encadernação.
Programa
          1. Introdução aos conceitos de conservação/preservação e restauro.
2. Estudo dos materiais: suportes (papiro, couro, pergaminho, tecidos, ferragens e papéis); tintas (impressão tipográfica, ferrogálicas, pigmentos vegetais, aguarelas).
3. Agentes de degradação:
3.1 Agentes de degradação internos ou causas intrínsecas (composição dos suportes de impressão, caraterísticas das fibras do papel, tipos de colagem).
3.2 Agentes de degradação externos ou causas extrínsecas: 
3.2.1 Agentes físicos e químicos (luz solar, lâmpadas fluorescentes, radiação ultravioleta, temperatura, humidade relativa, poluição atmosférica); 
3.2.2 Agentes biológicos (microrganismos, bactérias, insetos, roedores); 
3.2.3 Ação do homem (manuseio e acondicionamento indevido); 
3.2.4 Catástrofes naturais (fogos, inundações, terramotos).
4. Métodos de exame e diagnóstico 
4.1	 Contextualização histórica do documento e identificação de técnicas de produção artística; 
4.2	 Análise técnico-construtiva, exames da estrutura interna e externa do documento; 
4.3	 Registo fotográfico; 
4.4	 Preenchimento de ficha técnica de registo de entrada em laboratório; 
4.5	 Elaboração de proposta de tratamento; 
4.6	 Preservação e tomada de medidas preventivas (exame de diagnóstico da resistência das tintas, higienização, desinfestação, desacidificação, consolidação, laminação, integração de rasgões e lacunas, reconstituição de encadernações, acondicionamento).
5. Encadernações artísticas e modernas: 
5.1 Preparação do miolo do livro e do lombo; 
5.2 Técnicas de costuras diferenciadas (costura sobre nervos embutidos na serrotagem, costura sobre nervos salientes, costura sobre nervos duplos, costura sobre fitas de couro, costura intercalada, costura japonesa);
5.3 Preparação de planos para empaste (couro, tecidos, madeira, papéis marmoreados); 
5.4	Diferentes tipologias de decoração/ornamentação das pastas dos livros (encadernação meia francesa, encadernação meia inglesa, aplicação de douramento, execução manual de transfil).
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua, presença em 2/3 da aulas práticas laboratoriais. Assiduidade 5%, trabalhos realizados durante as aulas 65%, frequência escrita 30%.
A Avaliação em época de exame é através de prova escrita que focará somente os conteúdos teóricos, correspondendo a 30% da classificação final. Os 70% correspondem a assiduidade 5%, trabalhos realizados durante as aulas 65%. 
Bibliografia
          - BOSQUET, E. (1989). Traité théorique et pratique de lárt du relieur. NA:  Paris
- JOHNSON, A. (1985). The practical guide to craft bookbinding. London:  Thames and Hudson
- LIBRANDO, V.  e MINNITI, Z.  e LORUSSO, S. (2011). Ancient and modern paper characterization by FTIR and Micro-Raman spectroscopy.Conservation science in cultural heritage, 11,
- LIENARDY, A.  e DAMME, P. (1992). La désacidification de masse des livres et documents. Bruxelles:  Institut royal du patrimoine artistique
- MELO, M.  e VITORINO, T.  e CARLYLE, L.  e OTERO, V. (2016). New insights into brazilwood lake pigments manufacture through the use of historically accurate reconstructions. London:  Taylor & Francis Online
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas com recursos a meios audiovisuais. 
2. Exercitação prática onde se propõe ao aluno, em grupo ou individualmente, a execução de tarefas e a resolução de problemas práticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















