Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 810613.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Materiais de Construção, Ensaios de Materiais de Construção.
Objetivos
Desenvolver competências de análise crítica e de auto-aprendizagem. Promover a análise dos factores que potenciam o impacte ambiental no sector da Construção. Enfatizar a importância de sistemas, materiais e processos de construção sustentável na concepção dos projectos, na execução das empreitadas, na manutenção e na demolição de construções.
Programa
1. Introdução. 1.1 O Planeta Terra e seus os recursos naturais (materiais e energéticos). 1.2 Noções elementares de Ecologia; 1.3 O meio modificado pela acção do Homem. 1.4 Enquadramento histórico do desenvolvimento da consciência ambiental; 1.4.1 As revoluções industriais e os seus efeitos sociais e ambientais; 1.4.2. A conferência ONU/72; 1.4.3 O protocolo de Montreal; 1.4.4 A cimeira do Rio 92; 1.4.5 O protocolo de Quioto; 1.4.6 As cimeiras do século XXI; 1.4.7 A Agenda XXI.
2. Desenvolvimento sustentável. 2.1 O relatório de Bruntland; 2.2 Conceptualização de desenvolvimento sustentável e de bio capacidade; 2.3 Indicadores de desenvolvimento sustentável.
3. Indústria de Construção Sustentável. 3.1 Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental; 3.2 Indicadores de sustentabilidade na indústria de construção; 3.2.1 Energia incorporada (PEC, EIM, Emergy); 3.2.2 Impacto ecológico; 3.2.3 Potencial de reuso e reciclagem; 3.2.4 Toxicidade; 3.2.5 Custos e valor venal; 3.4 Integração e interligação dos princípios de construção sustentável; 3.4.1 Selecção eficiente de materiais; 3.4.2 Eficiência energética; 3.4.3 Eficiência hídrica; 3.4.4 Iluminação natural e ventilação; 3.5 Principais sistemas internacionais de avaliação de sustentabilidade; 3.5.1 BREEAM, HQE e LEED; 3.5.2 BEPAC, SBTOOL e NABERS.
4. Gestão ambiental. 4.1 Materiais e produtos de construção; 4.1.1 Análise do Ciclo de Vida. 4.1.2 Normalização ISO série 14000. 4.1.3 Rótulos ecológicos: Der Blaue Engel, EcoLogo, Nordic Ecolabel e FSC. 4.2 RCDs e o seu enquadramento legislativo; 4.3 Projectos: Instrumentos institucionais para a avaliação de projectos sustentáveis (EIA e AIA). 4.4 O ruído ambiental e o seu enquadramento regulamentar; 4.5 Sistemas nacionais de avaliação de sustentabilidade do ambiente construído: Lider A e HBSAtool-PT.
5. Tecnologia e inovação no desenvolvimento de Construção Sustentável; 5.1. Redefinição de sistemas construtivos vernáculos; 5.1.1 Palha; 5.1.2 Reed Cob; 5.1.3 Madeira; 5.2 Manufactura através de produtos com base em resíduos industriais; 5.2.1 Resíduos da indústria corticeira; 5.4.2 Resíduos das indústrias agroalimentares; 5.3 Materiais e produtos reciclados; 5.4 A integração do conceito de sustentabilidade no ciclo de vida de uma edificação; 5.4.1 TI nas diversas fases de uma edificação; 5.4.1.1 Building Information Modeling (BIM); 5.4.1.2 Tecnologia robótica; 5.4.1.3 Impressão 3D; 5.4.2 nZEB; 5.5 Nanotecnologia na Construção.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 4 trabalhos desenvolvidos nas aulas (12,5%), e um trabalho escrito (50%). Exame: Teste escrito (50%), e trabalho escrito(50%).
Bibliografia
(2001). The ecology of building materials. (Vol. -). -: Architectural Press
(2006). Ambiente e Construção Sustentável. (Vol. -). -: Instituto do Ambiente
(2007). Sustentabilidade na Construção. (Vol. -). -: Verlag Dashofer Portugal
(2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. (Vol. -). -: Tec. Minho
Método de Ensino
Conjugação de método clássico expositivo, com métodos de aprendizagem activa, designadamente cooperativos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)