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Ano Letivo: 2018/19

Conservação e Restauro

Métodos de Representação 2

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938078.

Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolver as capacidades individuais e de grupo na abordagem à problemática da representação a duas (2D)e três dimensões (3D). Equacionar correctamente a formulação de estruturas gráficas e de desenho, capazes de responder à natureza dos objectos.
Conhecimento dos instrumentos de representação.

Programa
0.Introdução. A representação em C&R: conceitos, métodos e meios materiais.
1.Tipos de representação gráfica
2.Desenho de objectos.Esboços.Valores Claro- Escuro, Cor, Ponto e Linha.
3.Perspectivas explodidas
4.Desenho de Ornato:,mobiliário, motivos ornamentais, arquitectura e espaços interiores
5.Desenho de Reconstituição e Prospectivo. Aplicações em conservação e restauro
5.1.Desenho científico. Exemplos e aplicações
5.2.Outros tipos de Representação
6.Construção de port-fólio. Modelos e maquetes de artefactos
7.Suportes gráficos. Organização e apresentação: Exemplos
8.Escala e proporção na representação em conservação e restauro. Objectos e elementos construtivos. Geometrias. Exercicios
9.Desenho Arquitectónico, Construtivo e decorativo. Desenho de Espaços Urbanos e de fragmentos da Cidade.

10.Técnicas de levantamento de elementos e espaços, em conservação e restauro: Regras de registo e apresentação; representações técnicas convencionais: exemplos
11.Análise e representação de objectos e artefactos: Métodos digitais e fotográficos de registo; características e aplicação em conservação e restauro.
12.Exercício livre de síntese (ex nº4)-final) Tr2.

Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória.
Sistema de Avaliação Contínua (AV)
Os estudantes são avaliados durantes as aulas teóricas (T) e práticas (PL), de uma forma qualitativa e quantitativa.
A avaliação será expressa, através dos seguintes parâmetros:
Frequência às aulas, com número mínimo de presenças, igual ou superior a 2/3 das aulas previstas no calendário lectivo, como estipulado no Regulamento IPT-artº11º.
Conjunto de trabalhos realizados
Tr 1- Trabalhos executados durante cada uma das aulas, compreendendo todos os exercícios indicados, pelo docente. A classificação de Tr1 é a média dos trabalhos realizados, e sempre superior a 9,5 valores.
Tr 2- exercício de tema livre, com enunciado próprio, definindo objectivos e metodologia.
TR1 + Tr2 constituem o Portfólio da Unidade Curricular.

O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso Tr1 seja inferior a 9,5 valores
O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso os trabalhos realizados (Tr) não sejam entregues nos prazos definidos
A classificação da Avaliação Contínua (AV) é a média ponderada de Tr1 (60%) + Tr2 (40%), obtida pela seguinte pela fórmula: AV = 0,6 Tr1 + 0,4 Tr2. Caso a classificação seja superior a 9,5 valores está dispensado de exame.

O estudante admitido a Exame terá como Classificação Final (CF) obtida pela fórmula:
CF=0,5 AV + 05 Ex

Os trabalhos são elaborados e entregues no ano académico respectivo, e não transit

Bibliografia
- CARNEIRO, A. (1995). CAMPO SUJEITO E REPRESENTAÇÃO NO ENSINO E NA PRATICA DO DESENHO/ PROJECTO. Porto: FAUP Publicações, Série 2-Argumentos- seis lições
- DAMISCH, H. (1994). L’ORIGINE DE LA PERSPECTIVE. Paris: Ed. Champs- Flammarion.
- GHYKA, M. (1983). ESTÉTICA DE LAS PROPORCIONES EN LA NATURALEZA Y EN LAS ARTES. Barcelona: Editorial Poseidon
- RUSKIN, J. (1856). THE ELEMENTS OF DRAWING. New York: Dover Publications, INC,1971

Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição da matéria, aulas teórico-práticas e orientação tutorial.Visita de estudo a locais com interesse para o ensino da UC.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de setembro de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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