Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93801.
Docente(s)
- Ana Patrícia Bidarra dos Santos Lourenço (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Aquisição de bases de aprendizagem relativas a critérios e metodologias de intervenção, através da aplicação de métodos e materiais mais comuns. Equipamentos, ferramentas e utensílios. Reconhecer as alterações mais comuns em diferentes suportes. Introdução à História e Teoria da Conservação e Restauro. Léxico. Princípios de Higiene e Segurança.
Reconhecer a importância da transversalidade e da interdisciplinaridade em Conservação e Restauro.
Reconhecer a especificidade e carácter único de cada objecto, colecção ou sítio e de cada intervenção.
Saber consultar e seleccionar bibliografia e documentos que permitam desenvolver os conhecimentos nas diferentes áreas da conservação e restauro.
Programa
I. Introdução
1. Conservação e restauro, definição e evolução de conceitos.
2. Ética e princípios fundamentais do restauro.
3. Instituições e resoluções nacionais e internacionais que regulamentam a profissão e a actividade da Conservação e Restauro.
II. A prática da Conservação e Restauro
1. Princípios de Higiene e Segurança.
2. Manuseamento, acondicionamento e transporte de bens culturais.
3. Equipamentos, instrumentos e ferramentas.
4. Diagnóstico.
4.1. Materiais e técnicas.
4.2. Causas de deterioração e alteração.
4.3. Fenómenos de alteração.
4.4. Extensão dos danos.
5. Métodos de exame e análise.
5.1. Exames de área e exames de ponto.
5.2. Métodos destrutivos e não destrutivos.
5.3. Métodos qualitativos e quantitativos.
5.4. Critérios para a selecção dos métodos mais adequados.
6. Registo.
6.1. Fichas.
6.2. Etiquetagem.
6.3. Registo gráfico.
6.4. Registo fotográfico.
6.5. Relatórios técnicos.
7. Metodologia de intervenção.
7.1. Proposta de tratamento.
7.2. Tratamento.
7.2.1. Registo gráfico antes da intervenção e registo fotográfico exaustivo.
7.2.2. Remoção de intervenções desadequadas e/ou degradadas.
7.2.3. Faceamento.
7.2.4. Fixação.
7.2.5. Remoção/desmontagem de bens integrados.
7.2.6. Desinfestação.
7.2.7. Consolidação.
7.2.8. Dessalinização.
7.2.9. Limpeza.
7.2.10. Colagens
7.2.11. Reforço de estruturas de suporte
7.2.12. Preenchimento de fissuras, fracturas e pequenas lacunas
7.2.13. Reconstituição volumétrica
7.2.14. Nivelamento
7.2.15. Manufactura de réplicas
7.2.16. Montagem/recolocação de bens desmontados
7.2.17. Reintegração cromática
7.2.18. Camada de protecção
8. Condições ambientais e acomodação em reserva.
9. Conservação preventiva.
Metodologia de avaliação
Classificação Final: Teste escrito (70%) + Trabalho (15%) + Assiduidade (15%)
Bibliografia
- CALVO, A. (2003). Conservación y restauración. Materiales, técnicas y procedimientos. De la A a la Z. Barcelona: Ediciones del Serbal
- ECCO, E. (0). Competences for access to the conservation-restoration profession. Acedido em 14 de setembro de 2018 em http://www.ecco-eu.org/fileadmin/user_upload/ECCO_professional_guidelines_III.pdf.
- Vários, V. (0). Normas de Inventário. Acedido em 14 de setembro de 2018 em http://www.matriznet.dgpc.pt/matriznet/NormasInventario.aspx
- MUNOZ-VINAS, S. (2010). Contemporary theory of conservation. Oxford: Elsevier/Butterworth-Heinemann
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e problematizam teorias, conceitos e metodologias da conservação e restauro, aplicadas a diferentes objectos.
Aulas teórico-práticas onde se exemplificam técnicas, materiais e metodologias.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)