Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 T + 3,0 OT , Cód. 81778.
Docente(s)
- Nuno Manuel Guerreiro Sena (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
a) identificar e compreender conceptualmente as principais teorias do cinema;
b) estabelecer crítica e reflexivamente a relação entre a teoria e a prática de cinema;
c) compreender a evolução dos paradigmas estéticos e tecnológicos.
Programa
1. Teoria(s) do cinema.
2. Primeiras abordagens teóricas: Hugo Münsterberg, Bela Balazs e Rudolf Arnheim.
3. Teóricos soviéticos: Dziga Vertov e Serguei Eisenstein.
4. Fenomenologia do Realismo: Andre Bazin, Sigfried Kracauer, Guido Aristarco e Slavoj Zizek.
5. Cinema moderno: András Kovács e Gilles Deleuze.
6. Cinemas do Outro: Frantz Fanon, Glauber Rocha e Fernando Solanas.
7. Teoria de género: Laura Mulvey
8. Cinema digital e cultura de convergência: Lev Manovich, Tom Gunning e Henry Jenkins.
9. Cinefilia e cultura cinematográfica: Antoine De Baecque e Thomas Elsaesser.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (periódica):
- Recensão escrita (30%)
- Frequência (70%)
Avaliação por exame
Teste escrito (100%)
Bibliografia
- Dudley, A. (1989). As principais teorias do cinema: uma introdução.. Rio de Janeiro: Zahar
- Mazaj, M. e White, P. e Corrigan, T. (2011). Critical Visions in Film Theory. Classical and Contemporary Readings. Boston/Nova Iorque: Bedford/St. Martin's
- Stam, R. (2006). Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus
- Tudor, A. (1985). Teorias do Cinema. Lisboa: Edições 70
Método de Ensino
I. Aulas teóricas, de natureza expositiva, com recurso ao visionamento e análise de filmes.
II. Leitura e análise de textos escritos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.