Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10136/2016 - 17/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 50,0 T , Cód. 60281.
Docente(s)
- Tatiana Nunes Filipe (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Criar instrumentos que permitam aplicar corretamente as especificidades da imagem em futuras experiências profissionais. Adquirir conceitos básicos de acústica e fundamentos físicos do som. Desenvolver competências e destrezas na operação de um vasto leque de tecnologia áudio.
Programa
I. FUNDAMENTOS DA IMAGEM:
1. A Imagem:
Introdução ao poder das imagens: do invisível ao visível - a instauração de real pelas formas. A herança grega: ideia, forma, ícone, ídolo, simulacro. Perceção: o olhar e o ver.
1.1. Definição e funções da imagem;
A realidade sensorial. As funções assinaladas por Rudolf Arnheim. A definição de imagem. As seis variáveis de apontadas por Villafañe.
1.2. A imagem e o real - conceito de representação.
O nível de iconicidade da imagem. Imagem fixa e imagem em movimento: duas receções. Reflexão a partir de Benjamin, Barthes, Sontag. Em torno do «realismo ontológico» de Bazin: mimesis, representação, reapresentação, figuração. O «verdadeiro» e o «falso». Index (ou índice), ícone e símbolo. A matericilidade da imagem e as suas formas de representação.
2.Dimensão temporal e espacial da imagem.
A definição estrutural da imagem. Processo de criação das imagens. Representação estrutura temporal da realidade através da imagem.
2.1. A moldura, a fotografia, o cinema, a sequência, a montagem.
O poder da imagem publicitária, cinematográfica e fotográfica.
3. Dispositivo técnico e tecnológico.
3.1. As máquinas visuais.
4. A imagem como veículo de ideologia.
A imagem e o discurso. A imagem como linguagem e produção de sentido. Definindo o conceito de infografia.
II. FUNDAMENTOS DO SOM:
Introdução:
O Som para Cinema e para Televisão
Som e Imagem
A Técnica versus a Estética
1.Fundamento físico do som.
Propriedades Físicas
Propagação
Velocidade do Som
Intensidade do Som, Nível de Pressão Sonora
Frequência e Comprimento de Onda
2. Acústica.
Importância das Ondas Sinusoidais
Vibração e Ressonância
Fase
Padrão de Radiação
Absorção
Reflexão
Difração
Refração
Interferência Destrutiva e Batimento
Acústica de Salas
Campo Sonoro e Som Direto
Reverberação
Audição ao Longo da Sala
Ondas Estacionárias
Ruído, Gamas de Frequência e Amplitude
3. Som analógico e digital.
Sinais: Analógico e Digital
Níveis de Sinal
Microfone, Linha e Altifalante
Ligações de Sinal
Linhas Balanceadas e Desbalanceadas
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Teste teórico 50%
Trabalhos de grupo / individuais 45%
Assiduidade 5%
Avaliação Periódica
Exame escrito
Avaliação Final
Exame escrito
Bibliografia
Método de Ensino
As aulas combinam a metodologia expositiva e ativa. Utiliza-se a componente expositiva, para contextualizar conceitos, metodologias e processos específicos da produção audiovisual.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica