Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 618229.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A.Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
B. Compreender os usos, a prática e o funcionamento da língua portuguesa;
C. Exprimir-se de forma ordenada, com coerência lógica e sintática;
D. Distinguir diferentes tipos de texto;
Programa
1. Comunicação e Linguagem
1.1. Conceito;
1.2. Componentes do acto comunicativo;
1.3. Situações de comunicação;
1.4. Comunicação verbal e não-verbal
Exercícios de aplicação prática
2. Sintaxe e semântica
2.1. Estrutura sintática da frase:
2.1.1. Constituintes da frase
2.1.2. Relações sintácticas
2.1.3. Particularidades da flexão verbal
Exercícios de aplicação prática
2.2. Semântica lexical
2.2.1. Sinonímia e antonímia
2.2.2. Homonímia,homografia,homofonia
2.2.3. Paronímia
2.2.4. Polissemia
2.2.5. Hiponímia e hiperonímia
2.3. Semântica frásica
2.3.1. Referência deíctica
2.3.2. Deixis (espacial, pessoal, temporal)
2.3.3. Anáfora e Correferência
2.4. Coesão e coerência Textual
Exercícios de aplicação prática
3. Formas de expressão
3.1. Expressão oral:
3.1.1. Especificidades do modo oral
3.1.2. Técnicas de oralidade
3.1.3. Práticas de oralidade (Apresentar/expor um trabalho; debate)
3.2. Expressão escrita:
3.2.1. Tipologia e géneros textuais
3.2.2. Textos de carácter autobiográfico
Exercícios de aplicação prática. Leitura, interpretação e produção de textos
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalho Individual/Exposição oral - 80%
Participação/Prática da oralidade - 20%
Avaliação Final:
Exame escrito:80%
Trabalho/exposição oral:20%
Bibliografia
- Azevedo, M. (2012). Gramática prática do Português. Da Comunicação à expressão . Lisboa: Raiz Editora
- Azevedo, M. (2012). Gramática prática do Português. Da Comunicação à expressão. Exercícios . Lisboa: Raiz Editora
- Duarte Tavares, S. (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros
- Pinto, J. (2002). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editora
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalho de grupo/individual, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)
Software utilizado nas aulas
NA