Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 61822.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem:
O1- desenvolver competências de compreensão escrita e oral
O2- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados
O3- adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4- reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
Programa
C1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
C2. A gramática na comunicação (sintaxe frásica)
2.1. Frase e Oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
C3. A Semântica
3.1. Relações entre as palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
C4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
4.1.Texto utilitário
4.2.Texto argumentativo
4.3.Texto explicativo-descritivo
4.4.Texto expositivo-informativo
4.5.Coesão e Coerência textual
C5.Metodologia de Projeto
5.1.Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3.Produção de fichas de leitura
5.4.Resumo, síntese e relatório
5.5.Elaboração de referências bibliográficas
C6.Pragmática Linguística
6.1.Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1.O que é dito o que é comunicado
6.1.2.Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3.Teoria dos Atos de Fala
6.2..Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1.Entrevista
6.2.2.Colóquio/Debate
6.2.3.Leituras interpretativas
6.2.4.Apresentação oral1.A Língua e a Comunicação
Metodologia de avaliação
M1- aulas expositivas; M2- aulas práticas; Frequência (70%) + Trabalho escrito e apresentação oral (30%)
Bibliografia
- CUNHA, C. e CINTRA, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LEITE, S. e TAVARES, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- MATEUS, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho
Método de Ensino
M1- Aulas expositivas
M2- Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)
Software utilizado nas aulas
PowerPoint e Moodle