Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 611811.
Docente(s)
- Éricka Maria Costa de Amorim (2)
- Oliva Maria Dourado Martins (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Para desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir o(s) objetivo(s), geral(is) e específico(s), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico.
Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico;
2. Procura Turística;
2.1. Caraterísticas do turista,
2.2. Determinantes da procura,
2.3. Impactos do turismo,
2.4. Processo de decisão de compra, entre outros.
3. Oferta Turística;
4. Plano de Marketing
4.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
4.2. Caso de estudo em Portugal (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)
Metodologia de avaliação
Componente teórica - ponderação de 50% e nota mínima de 7,5v. Componente prática- ponderação de 50% e nota mínimos de 10v. Os alunos com nota igual ou superior a a 10 valores ficam automaticamente dispensados de exame
Bibliografia
- Costa, C. e Buhalis, D. (2006). Tourism Management Dynamics Trends, Management and Tools. (Vol. 1). UK: Elsevier
- Holloway, C. (2004). Marketing for Tourism. (Vol. 1). UK: Pearson
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano. (Vol. 1). UK: Atual
- Rodrigues, J. e Levy, P. e Lendrevi, J. e Lindon, D. (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
Método expositivo; Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas; Casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica