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Ano Letivo: 2017/18

Manutenção de Sistemas Mecatrónicos

Hidráulica e Pneumática

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 684/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 61218.

Docente(s)
- Toni dos Santos Alves (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Apontar as vantagens dos esquemas pneumáticos e hidráulicos nas diversas aplicações, identificar e caraterizar os componentes P.H. que constituem uma rede de produção e distribuição de ar comprimido e/ou óleo, interpretar a forma esquemática dos esquemas P.H.,Analisar gráficos e diagramas de fase...

Programa
1.Introdução à Automação
1.1. Objectivos da Automação
1.1.1. Tipos de Automação
1.1.2. Componentes da Automação
1.1.3. Aplicações da Automação

2.Introdução aos Sistemas Digitais
2.1. Selecção entre duas únicas possibilidades - Verdadeiro e Falso
2.1.1. Estados lógicos ? Digitais e Analógico
2.1.2.Tabela de Verdade
2.2.Características dos Circuitos Integrados
2.2.1.Tipos de encapsulamento do C.I.:

3.Sistemas de Numeração e Códigos
3.1.Sistema Binário
3.1.1.Conversão Binário ? Decimal
3.1.2. Conversão Decimal ? Binário
3.1.3.Conversão de Hexadecimal ? Binário
3.1.4.Conversão Decimal ? Hexadecimal
3.1.5.Conversão Binário ? Hexadecimal
3.1.6.Conversão Decimal ? Octal
3.1.7.Conversão Octal ? Decimal
3.1.8.Conversão Octal ? Binário
3.1.9.Conversão Octal ? Hexadecimal
3.1.10.Conversão Binário ? Octal
3.1.11.Conversão Hexadecimal ? Octal
3.2.Código Gray
3.2.1.Conversão Binário ? Gray
3.2.2.Conversão Gray ? Binário

4.Álgebra de Boole e Circuitos Lógicos
4.1.Portas lógicas
4.1.1.Função Lógica ?Sim?
4.1.2.Função Lógica ?Não?
4.1.3.Função Lógica ?E?
4.1.4.Função Lógica ?OU?
4.2.Simplificação de Funções
4.2.1.Lógica combinatória
4.2.2.Método analítico
4.2.3.Mapa de Karnough
4.2.4.Implementação

5.Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos
5.1. Generalidades da Fisíca
5.2.Energia Hidráulica
5.2.1.Componentes principais em hidráulica
5.2.2.Bombas e motores hidráulicos
5.2.3.Estrutura de uma instalação hidráulica
5.3.Energia Pneumática
5.4.Central de Ar Comprimido
5.4.1.Compressor
5.4.2.Reservatório
5.4.3.Secador
5.4.4.Distribuição
5.5.Cilindros Pneumáticos
5.6.Válvulas
5.6.1.Identificação das ligações das válvulas
5.6.2.Tipos de Accionamentos das Válvulas
5.6.3.Válvulas Direccionais
5.6.4.Válvulas de Fluxo
5.6.5.Válvulas de Bloqueio
5.7.Temporizadores Pneumáticos

6.Método sequencial
6.1.Ciclos Pneumáticos --- Diagramas de funcionamento
6.1.1.Etapas de Construção Diagrama de Funcionamento
6.1.2.Diagramas de funcionamento sem conflitos
6.1.3.Diagramas de funcionamento com conflitos

7.Hidráulica
7.1.1.Vantagens e desvantagens de sistemas hidráulicos
7.2.Aplicações
7.3.Fundamentos da física
7.3.1.Hidrostática
7.3.2.Hidrodinâmica
7.4.Geradores hidráulicos
7.4.1.Bombas
7.4.1.1.Bombas de engrenagens exteriores
7.4.1.2.Bombas de engrenagens interiores
7.4.1.3.Bombas de palhetas
7.4.1.4.Bombas de parafuso
7.4.1.5.Bombas de êmbolos axiais
7.4.1.6.Bombas de êmbolos radiais
7.5.Válvulas hidráulicas
7.5.1.Válvulas distribuidoras
7.5.2.Válvulas manométricas
7.5.3.Válvulas fluxométricas
7.5.4.Válvulas de retenção
7.5.5.Instalação hidráulica
7.5.6. Válvulas direccionais
7.5.6.1.Associação de válvulas direccionais em série
7.5.6.2.Associação de válvulas direccionais em paralelo
8. Manutenção em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Metodologia de avaliação
Av. Contínua: 5 Trabalhos laboratoriais; Av. Periódica: Frequência, Exame, Exame de Recurso ou Exame Trabalhador Estudante. Av. Final: Av. Contínua (AC) com nota mínima de 10 valores e Av. Periódica (AP) com nota mínima de 9 valores.
S:50%AC+50%AP

Bibliografia
- Fialho, A. (2003). Automacao Pneumatica. (Vol. 1). (pp. 1-324). Didactica Erica: Didactica Erica
- Fialho, A. (2004). Automacao Hidraulica. (Vol. 1). (pp. 1-200). Didactica Erica: Didactica Erica
- Novais, J. (1997). Metodo Sequencial para Automatizacao Electropneumatizacao. (Vol. 1). (pp. 1-473). Fundacao Caloustre Gulbenkian: Fundacao Caloustre Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, nas teóricas-práticas propõem a resolução de casos práticos e práticas-laboratoriais são utilizadas para a realização de trabalhos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
Automation Studio

 

 

 


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