Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 60162.
Docente(s)
- Ana Paula Gomes Ribeiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- Apresentar-se, apresentar alguém e receber alguém no local de trabalho;
- Redigir mensagens eletrónicas/correspondência de cariz semiformal e formal;
- Dominar aspetos gramaticais necessários à concretização do acima referido.
Programa
Conteúdos temáticos
1. A Língua Inglesa na comunicação diária e em contexto de trabalho;
1.1. Apresentar-se, apresentar alguém e receber alguém no local de trabalho;
1.2. Redigir mensagens eletrónicas/correspondência de cariz semiformal e formal;
2. O mundo do trabalho;
2.1. Trabalho e motivação;
2.2. Lidar com queixas;
2.3. Material de escritório;
2.4. Números e operações matemáticas básicas;
2.5. Gestão Arte ou Ciência?
3. Terminologia relacionada com a área da Gestão Administrativa de Recursos Humanos;
3.1. Organização e gestão dos processos de:
- recrutamento, seleção e admissão dos recursos humanos;
- marcação de férias;
- licenças;
- despedimentos;
3.2. A importância de manter e gerir um ambiente de trabalho saudável e seguro;
Conteúdos gramaticais
1-Artigos e pronomes
2-Tempos verbais
3-Condicionais
4-Preposições
5-Adjetivos e advérbios
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: teste escrito 60% + trabalho de pesquisa 20% + avaliação contínua 20%
Trabalhadores estudantes: teste escrito 80% + trabalho de pesquisa
Avaliação por exame: exame 80% + trabalho de pesquisa
O trabalho de pesquisa é obrigatório.
Bibliografia
- Bolton, D. e Oscarson, M. e Peterson, L. (1993). Basic Working Grammar. Lisboa: Thomas Nelson and Sons, Ltd e Lisboa Editora, Lda
- Brown, H. e Dooley, J. e Evans, V. (2015). Career Paths - Management I. Berkshire: Express Publishing
- Taylor, J. e Zeter, J. (2011). Career Paths - Business English. Berkshire: Express Publishing
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.