IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Design Multimédia

Edição de áudio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 617514.

Docente(s)
- Natália Isabel dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Adquirir conhecimentos no âmbito da Acústica; Adquirir conhecimentos no âmbito da Eletroacústica; Adquirir conhecimentos e competências no âmbito da captação sonora e montagem de Setups específicos para o efeito; Adquirir competências e conhecimentos no âmbito da criação sonora e elementos sonoros para suportes visuais; Obter conhecimentos relacionados com as práticas da produção de áudio; Obter conhecimentos relacionados com as práticas de pós-produção de áudio; Obter conhecimentos e competências de trabalho em Softwares específicos para realização de produção e pós-produção de áudio.

Programa
1 – Introdução à Acústica: 1.1- Som; 1.2- Ondas Sonoras; 1.2.1- Frequência; 1.2.2- Amplitude; 1.2.3- Comprimento de onda; 1.2.4- Período; 1.3- Principais características do Som; 1.3.1- Físicas; 1.3.2- Psicológicas.

2 – Introdução à Electroacústica: 2.1-Transdutores de Captação; 2.1.1- Tipologia dos Transdutores de Captação; 2.1.1.1- Transdução acústico-mecânica: Figuras de polarização dos Transdutores de Captação; 2.1.1.2- Transdução mecânico-elétrica: Transdutores electro-dinâmicos, Transdutores magneto-dinâmicos, Transdutores electro-estáticos; 2.2- Setups e materiais de Captação sonora; 2.3- Processos de captação e gravação de som e música; 2.4- Técnicas de Captação Stereo; 2.5- Sinais de Referência Áudio; 2.6 Formatos de Áudio Digitais.

3 – Práticas de Produção de Áudio: 3.1- Processos de Produção de Áudio; 3.1.1- Sons diretos ou diálogos; 3.1.2- Ruídos ou efeitos sonoros; 3.1.3- Efeitos especiais de som; 3.1.3- Ambientes, paisagens ou quadros sonoros; 3.1.5- Música;

4 - Práticas de Pós-Produção de Áudio: 4.1- Processos de Pós-Produção de Áudio; 4.1.1 – Produção e edição de diálogos; 4.1.2 – ADR; 4.1.3 – Edição de Efeitos sonoros e design de som; 4.1.4 – Gravação de Foley; 4.1.5 – Composição e edição de Música; 4.1.6 – mistura; 4.2- Práticas de Edição e Montagem de Som; 4.3- Práticas de Mistura; 4.3.1 – As 3 dimensões da mistura de som; 4.3.2 – Os 6 elementos da mistura de som; 4.4 - Introdução ao Avid Pro Tools: Ferramentas de trabalho para Produção e Pós-Produção de Áudio.


Metodologia de avaliação
Frequência:
Ex. Práticos - 50%
- Murphys - 35%
- Zero Day - 65%
Act. Práticas - 35%
- Captação Sonora - 50%
- Sonoteca (20%)
- Sequência (30%)
- Foley e ADR - 50%
Assiduidade - 15%
Épocas de Exame: Prova Escrita 50%+Prova Prática 50%

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com realização de exercícios e actividades práticas após exposição da matéria. Aulas práticas com estudos-caso e simulações de cenas cinematográficas reais; Exercícios de Edição Sonora em DEA's específicos.

Software utilizado nas aulas
Avid ProTools, Logic Pro e Adobe Audition.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado