Publicação em Diário da República: Declaração de retificação nº 305/2016 - 18/03/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 615024.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
a)Aquisição de conhecimentos de unidades e dimensões de grandezas.Análise dimensional de equações de definição de quantidades físicas;b)utilização de modelos básicos de interpretação de fenómenos físicos na mecânica clássica, termodinâmica e electricidade;c)resolução de problemas teórico-práticos.
Programa
1. Unidades e dimensões de grandezas físicas de utilidade prática
1.1. Unidades e dimensões fundamentais de comprimento, tempo, massa, carga eléctrica e temperatura;
1.2. Unidades e dimensões de variação de comprimento, variação de tempo, variação de massa, variação de carga eléctrica e variação de temperatura;
1.3. Unidades e dimensões de área, volume;
1.4. Unidades e dimensões de quantidades relativas.
1.5. Unidades e dimensões de massa por unidade de volume, massa por unidade de tempo, volume por unidade de tempo e carga por unidade de tempo;
1.6. Unidades e dimensões de posição, velocidade e aceleração;
1.7. Unidades e dimensões de força e força por unidade de área;
1.8. Unidades e dimensões de energia, calor, trabalho e de energia da radiação;
1.9. Unidades e dimensões de energia por unidade de carga e energia por unidade de tempo.
2. Mecânica clássica
2.1. Posição, velocidade, aceleração, massa, força, trabalho e potência;
2.2. Pressão e tensão;
2.3. Princípio fundamental da hidrostática; 2.4. Efeitos de aplicação de força(s) e pressões em vários tipos de corpos;
2.4. Modelo da partícula;
2.5 Modelo do corpo deformável, comportamentos elástico e plástico.
3. Termodinâmica
3.1. Processos de transferências de energia: calor, trabalho e radiação;
3.2. Lei de conservação de energia generalizada;
3.3. Rendimento de um aparelho.
4. Electricidade
4.1. Intensidade de corrente e diferença de potencial eléctrico;
4.2. Potência eléctrica de entrada num aparelho eléctrico;
4.3. Principais componentes da electricidade básica: resistências eléctricas, condensadores e indutâncias e suas características básicas.
Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, avaliadas em 20 valores cada. A classificação final é a média aritmética das duas notas.
Por exame: prova escrita avaliada em 20 valores sobre toda a matéria leccionada.
Bibliografia
- & Brogueira, P. e Peña, T. e Noronha, A. e Pimenta, M. e De Deus, J. (1992). Introdução à Física. Colecção Ciência e Técnica. Lisboa: McGraw Hill de Portugal
- Hewitt, P. (2002). Física Conceitual. Brasil: Bookman
- De Almeida, G. (1997). Sistema Internacional de Unidades (SI). Grandezas e unidades físicas: Terminologia, símbolos e recomendações.. Lisboa: Plátano Editora, S.A.
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas dos conceitos físicos. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor e, sempre que possível, complementadas com uso de simulações, vídeos e demonstrações laboratoriais.
Software utilizado nas aulas