Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624012.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Fundamentos de Animação 3D.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar um cenário com baixo teor de polígonos para videojogos, criar diversos tipos de texturas e shaders complexos e fazer iluminação avançada.
Programa
1 - Modelação avançada
1.1 Modelação de um cenário em 3D
1.2 Adaptação dos objetos 3D para jogos (lowpoly)
1.3 Criação de UV's (coordenadas de mapeamento)
2 - Texturas
2.1 Criação de Texturas (diffuse, specular, bump, opacity, displacement)
2.2 Shaders complexos
3 - Iluminação avançada
3.1 Diferentes tipos de luzes
3.2 Colocação e ajuste de luzes
3.3 Controle de exposição fotográfica
3.4 Controle de cor e refletância
3.5 Iluminação a partir de objetos
3.6 Atenuação
3.7 Iluminação direta e indireta
3.8 Refinamento de iterações
3.9 Filtros
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.