6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 30186.
Docente(s)
            - Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Os alunos devem adquirir competências para: 
- dominar os conceitos e funcionalidades inerentes ao modelo de dados matricial;
- dominar os métodos de criação de Modelos Digitais de Terreno e a extracção de informação derivada;
- aplicar e desenvolver metodologias de análise espacial em raster.
Programa
          1.Modelos de Dados Matriciais. Definição e características. Funções: Locais; Focais; Zonais e Globais.
2.Modelo Digital do Terreno. Modelo Digital de Superfície. Definição e características. Métodos de construção. Construção de triangulações de Delaunay. 
3.Extracção de perfis.
4.Álgebra de Mapas, Reclassificação, Análise de Proximidade; Análise de Superfície, Superfície de Custo, Reamostragem, Auto correlação espacial e Análise de agrupamentos. 
5.Modelação Hidrológica: Cálculo de Direcções de Escoamento; Cálculo do Escoamento acumulado; Extracção e classificação da rede hidrográfica; Extracção da Bacia Hidrográfica.
6.Interpolação Espacial: Métodos e avaliação da exactidão do interpolador.
7.Análise espacial em Sistemas Raster: Desenvolvimento de modelos análise espacial e ferramentas de geoprocessamento. 
8.Modelação Geográfica. Casos de aplicação à Gestão do Território.
Metodologia de avaliação
          Trabalho prático (100%)
Bibliografia
          - Longley, P.  e Goodchild,, M.  e Maguire, D.  e Rhind, D. (2005). Geographical Information Systems: Principles, Techniques, Management and Applications.. (Vol. 1). (pp. 1-357). USA:  John Wiley & Sons
- Matos, J. (2008). Fundamentos de Informacaoo Geografica. (Vol. 1). (pp. 1-424). Lisboa:  Lidel
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a exposição, a demonstração e a aplicação em casos de estudo.
Software utilizado nas aulas
          ArcGis, QGIS/Grass

















