Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92995.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Descrever as práticas e sistemas de GRH e avaliar as diferenças culturais.
Identificar os diferentes modos de analisar as relações entre a GRH e o desempenho organizacional.
Avaliar as diferenças nos modos de GRH decorrentes dos diversos ambientes e desafios estratégicos internacionais.
Programa
          1. A gestão de recursos humanos no contexto da organização em diferentes culturas e diferentes fatores envolventes.
2. Globalização dos mercados.
3. A internacionalização das empresas portuguesas.
4. GRH em empresas internacionalizadas.
5. Mobilidade geográfica dos quadros.
6. Gestão de expatriados:
  a. Perfil ideal do expatriado.
  b. Formação inicial na língua e cultura do país de acolhimento.
  c. Contrato de expatriação.
  d. Regras para a reinserção do expatriado no regresso à empresa.
  e. Equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  f. Insucesso na expatriação.
7. Sistemas de GRH em situação de expatriação.
  - Gestão da remuneração, do desempenho, da formação e da carreira.
8. Planeamento e preparação dos repatriados.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:
- Assiduidade nas aulas (10%);
- Trabalho de grupo constituído por 3 Alunos (90%). Este trabalho de grupo corresponde à elaboração, apresentação e defesa de um artigo científico.
Avaliação Final: Exames escritos (ver calendário).
Bibliografia
          - Brewster, C. (2011). International Human Resource Management . Wimbledon:  CIPD
- Brookes, M.  e Brewster, C.  e Wood, G. (2014). Varieties of HRM: A Comparative Study of the Relationship between Context and Firm. London:  Routledge
- Farndale, E.  e Mayrhofer, W.  e Brewster, C. (2016). A Handbook of Comparative Human Resource Management. Cheltenham:  Edward Elgar
- Rees, G.  e Smith, P. (2014). Strategic Human Resource Management. London:  Sage
Método de Ensino
          Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC utiliza abordagens pedagógicas diferenciadas. As sessões T são expositivas e as sessões TP são interativas, com maior participação dos Alunos, sobretudo, na apresentação de trabalhos. 
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















