Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92958.
Docente(s)
- Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Descrever a importância do alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa
Descrever o processo de recrutamento e selecção
Identificar os métodos e técnicas de recrutamento e selecção
Identificar as estratégias de socialização e acolhimento
Descrever o processo de gestão da formação e de competências
Identificar os métodos e técnicas de desenvolvimento de competências
Descrever as componentes das recompensas
Descrever os modelos de carreira
Descrever o processo de avaliação e gestão do desempenho
Identificar as fontes e métodos de avaliação de desempenho
Programa
Gestão estratégica de pessoas
- Gestão de RH no Contexto da Organização e Factores Envolventes
- Alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa
Recrutamento, selecção e acolhimento
-Definição de recrutamento, selecção e acolhimento
-Processo
-Métodos de recrutamento e selecção
-Estratégias de socialização
Gestão da formação, desenvolvimento do potencial e de competência
-Definições.
-Perspetiva à abordagem de competências.
- Competências do gestor.
- Modelo de gestão de competências
- Métodos e técnicas de desenvolvimento de competências.
Carreiras e sistemas de recompensas
- Definições.
- Tipologias e âncoras de carreira
- Teorias e modelos de carreira
- Componentes da compensação
Avaliação e gestão do desempenho
- Definição e objectivos.
- Gestão de desempenho.
- Processo contínuo de gestão de desempenho.
- Fases da avaliação de desempenho
- Fontes de avaliação.
- Métodos de avaliação do desempenho
- Erros e enviesamentos na avaliação de desempenho
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será constituída por um trabalho de grupo prático com apresentação. Este trabalho pressupõe o contato com uma organização no sentido de a caracterizar à luz dos conteúdos programáticos estudados.
Bibliografia
Método de Ensino
Considerando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório, realização de dinâmicas de grupos e análise de casos.
Software utilizado nas aulas